Repensando a análise linguística: uma experiência com sequência didática no Ensino Fundamental
Abstract
Este artigo apresenta um projeto de formação continuada, intitulado“Ações de linguagem: uma proposta de integração teórico-prática para o
ensino de Língua Portuguesa no Município de João Pessoa-PB”, para ajudar os professores de Ensino Fundamental. O trabalho focalizou, em diversos gêneros textuais, algumas estratégias de leitura, produção escrita e análise linguística que favorecessem as práticas metodológicas realizadas em sala de aula. Nós nos se portamos aos estudos de Bakhtin (2000 [1979]) e de Schneuwly e Dolz (2004), concentrando nossa atenção sobre a análise gramatical, a partir de sequências didáticas, em uma sistemática que, para se afastar de uma perspectiva tradicional, privilegiou diferentes estruturas morfossintáticas passíveis de (re)classificação, conforme sua função no discurso. A princípio, percebemos que os professores ainda resistem à aplicação de uma metodologia prática e efetiva, ainda que propensos à mudança em sua visão sobre uma nova perspectiva de estudos gramaticais.
Downloads
Come citare
Silva, J. M. (2011). Repensando a análise linguística: uma experiência com sequência didática no Ensino Fundamental. CONJECTURA: Filosofia E educação, 16(2). Recuperato da https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1200
Fascicolo
Sezione
Artigos
Licenza
1. A publicação dos originais implicará a cessão dos direitos autorais à revista Conjectura.
2. Os textos não poderão ser reproduzidos sem autorização da revista depois de aceitos.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.