Reflexões sobre o conceito de constelação de gêneros e suas implicações para o ensino de línguas

Autori

  • Normélio Zanotto Universidade de Caxias do Sul
  • J C Araújo

Abstract

No presente artigo, defendemos que uma constelação é formada
por gêneros que se diferenciam em seus propósitos comunicativos específicos, mas que podem ser agrupados por razões diversas, como para a realização de uma tarefa para a qual seja necessária uma cadeia de gêneros. (SWALES, 2004). Com base na perspectiva teórica acima, objetivamos discutir as implicações pedagógicas do conceito de constelação de gêneros, tomando como referência o ensino da língua materna. Acreditamos que a compreensão do citado fenômeno, por parte dos professores, pode ser útil para este ensino na medida em que a competência sociodiscursiva dos alunos pode ser ampliada em relação a um determinado elemento motivador da constelação. Isto se justifica
porque os gêneros que se constelam se tornam distintos entre si graças à teia de propósitos comunicativos que eles formam dentro da constelação, a fim de atender às mais diversas funções sociais dentro da tarefa maior em função da qual eles se encadeiam. Portanto, o estudo de cadeia de gêneros dentro de uma tarefa escolar maior pode proporcionar aos estudantes uma visão mais ampla da função social dos gêneros, não limitando a compreensão acerca dos modos como a sociedade organiza seus processos comunicativos nos diversos tipos de constelação que podem existir.

Come citare

Zanotto, N., & Araújo, J. C. (2011). Reflexões sobre o conceito de constelação de gêneros e suas implicações para o ensino de línguas. CONJECTURA: Filosofia E educação, 16(2). Recuperato da https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1199

Fascicolo

Sezione

Artigos