A QUESTÃO POLÍTICA DA EDUCAÇÃO POPULAR: O QUE PODE UM LIVRO 40 ANOS DEPOIS?

Autori

  • Maria Tereza Goudard Tavares Faculdade de Formação de Professores da UERJ, Departamento de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação- Processos Formativos e Desigualdades Sociais-PPGedu/UERJ/FFP. http://orcid.org/0000-0002-9856-5098

Parole chiave:

Educação Popular, Direito à memória, Questão Política, Pandemia da Covid-19, Lutas e resistências

Abstract

Nos percurso dos 40 anos da Educação Popular no Brasil, aprendemos que o que fundamenta e dá sentido à universalidade da vida social é o sentimento de pertencimento e o direito à memória. Todos e todas devem ter o direito à memória. E esse é o singelo objetivo do presente artigo, tecido e urdido na dor do luto de pessoas próximas e dos inumeráveis que, no Brasil, já contabilizam mais de 667.000 óbitos, enlutando famílias do Oiapoque ao Chuí. O direito à memória é pensado aqui como um direito que se constitui na contramão de uma sociedade que se nutre de apagamento e silenciamentos cotidianos, nos quais a memória dos vencidos não serve de dispositivos de contramemória, e lembranças das lutas travadas em torno da democracia, da liberdade, dos enfrentamentos das desigualdades sociais e das lutas por justiça no campo e na cidade. E para reconstruir essa relação com a vida, em especial nesse contexto pandêmico, de tantas perdas e lutos, trago à memória um livro seminal, um livro clássico, que há mais de 40 anos vem atravessando, com sua potência epistêmica e política, o campo da Educação Popular brasileira e latino-americana. Trata-se da obra A questão Política da Educação Popular (BRANDÃO, 1980), cujo impacto e reverberação ainda merecem ser discutidos e ampliados entre nós, principalmente por conta dos desafios que se (re)atualizam no campo da educação popular brasileira.

Biografia autore

Maria Tereza Goudard Tavares, Faculdade de Formação de Professores da UERJ, Departamento de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação- Processos Formativos e Desigualdades Sociais-PPGedu/UERJ/FFP.

Professora Associada da Faculdade de Formação de Profesores da UERJ, do Departamento de Educação. Pòs-Doutora em Educação pela FE/UNICAMP, Docente do programa de Pós-Graduação em Educação- Processos formativos e Desigualdades Sociais -PPGedu/UERJ/FFP, Procientista da UERJ, participante ad-hoc do GT 06 de Educação Popular da ANPED.

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Pubblicato

2023-06-02

Come citare

Tavares, M. T. G. (2023). A QUESTÃO POLÍTICA DA EDUCAÇÃO POPULAR: O QUE PODE UM LIVRO 40 ANOS DEPOIS?. CONJECTURA: Filosofia E educação, 27, e022058. Recuperato da https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/10979

Fascicolo

Sezione

Dossiê: EDUCAÇÃO POPULAR NA AMÉRICA LATINA: HISTÓRIA E ATUALIDADE