Vigotski e Freire: tecendo caminhos para uma educação inclusiva e emancipatória das pessoas com deficiência

Autori

Parole chiave:

Educação Libertadora. Psicologia Histórico-Cultural. Educação Inclusiva. Pessoas com deficiência.

Abstract

O texto consiste em um diálogo entre a Psicologia histórico-cultural de Lev Vigotski e a Pedagogia de Paulo Freire no que se refere às possibilidades da educação inclusiva das pessoas com deficiência, tendo em vista que as duas teorias caminham em uma direção semelhante, a partir de uma mesma base materialista histórico- dialética. Vigotski entende a deficiência como um fenômeno construído e mediado socialmente. A forma como a pessoa encara as suas limitações está condicionada ao meio social, que está construído em função de um padrão de normalidade, o qual comumente cria barreiras físicas, educacionais e atitudinais para a participação social da pessoa com deficiência. Assim, não é o biológico que determina a deficiência de uma pessoa, mas as mediações que ela encontra no contexto social. Freire defende uma pedagogia para a libertação dos oprimidos, o que requer que a prática educativa seja possibilitadora da realização da condição ontológica de “ser mais” de todos os seres humanos. Entendemos que as pessoas com deficiência inseridas em um meio social que enxerga a deficiência como defeito e como limitadora do sujeito se inserem na categoria freireana de oprimidos. Uma educação libertadora implica em ouvir a voz de todos, procurar a pronúncia do mundo de todos, sem homogeneizações, sem padrões de normalidade, vendo a todas as pessoas como sujeitos históricos e trabalhando para sua conscientização. Os legados de Vigotski e de Freire podem nos ajudar a construir uma educação mais inclusiva de fato, sobretudo pela sua aposta no ser humano como ser potente, e na sua capacidade de superação, apesar das condições adversas conferidas pela deficiência no meio social.

Biografie autore

Zélia Medeiros Silveira, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Possui graduação em Pedagogia (1986), com habilitação em Supervisão Escolar, pela Fundação Educacional de Criciúma - FUCRI (1988). Mestrado em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense- UNESC (2009). Doutoranda em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense- UNESC. Bolsista do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina – UNIEDU. Atualmente é professora integral da Universidade do Extremo Sul Catarinense- UNESC. Coordenadora do SAMA (Setor Multifuncional de Aprendizagem) da Universidade do Extremo Sul Catarinense- UNESC. É integrante do Grupo de Pesquisa Descolonização, Educação e Processos Subjetivos. Desenvolve projetos na área da educação, com ênfase nas seguintes temáticas: Inclusão, Deficiência, processo ensino-aprendizagem, patologização.

Janine Moreira, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990), mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) e doutorado em Educação realizado na Universidade de Córdoba, na Espanha (2000), e convalidado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou estágio pós-doutoral na Faculdade de Educação na Universidade de Murcia, na Espanha (2016). É professora do curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) de Criciúma. É líder do Grupo de Pesquisa Descolonização, Educação e Processos Subjetivos. Desenvolve projetos na área de educação em saúde, educação permanente em saúde, políticas públicas de saúde em sua interface com processos educativos e patologização e processos de subjetivação. Teoricamente, trabalha com o existencialismo, com a educação popular e com os estudos decoloniais. 

Riferimenti bibliografici

CARLO, Marysia Mara Rodrigue do Prado de. Se essa rua fosse nossa... instituições e processos de imaginação da educação especial. São Paulo: Plexus, 1999.

FREIRE, Ana Maria. Educação para a paz segundo Paulo Freire. In: Revista Educação, Porto Alegre, v. 29, n.2, p.387-393, Maio/Ago. 2006.

FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 10.ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 22.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996a.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996b.

FREIRE, Paulo. O processo de alfabetização política. In: Revista da FAEBA, Salvador,

v. 6, n. 7, p. 19-31, Jan./Jun. 1997. Disponível em: http://www.acervo.paulofreire.org/xmlui/bitstream/handle/7891/1126/FPF_OPF_01_0021.pdf. Acesso em: Acesso em 10 maio 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina: reflexões sobre minha vida e minha práxis. 2. ed. São Paulo: UNESP, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 54. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 17. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.

GALLO, Silvio. Sob o signo da diferença; em torno de uma educação para a singularidade. In: SILVEIRA. Rosa Hessel (Org). Cultura, Poder e Educação: um debate sobre os estudos culturais. Canoas: Ed. ULBRA, 2005, 213–223.

LOCKMAN, Kamila; KLEIN Madalena; HENNING, Paula. Educação inclusiva: dispositivo de normalização da alteridade surda. In: Cadernos de Educação, Pelotas, n 31, p. 249 - 267, Jul./Dez. 2008. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/1750/1630. Acesso em: 01 jul. 2019.

PRESTES, Zoia Ribeiro. Quando não é quase a mesma coisa: análise de traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil, repercussões no campo educacional. Tese de Doutorado. Brasília, UNB, Departamento de Educação, 2010. Disponível em: https://www.cepae.ufg.br/up/80/o/ZOIA_PRESTES_- TESE.pdf?1462533012. Acesso em: 20 fev. 2020.

SKLIAR, Carlos. Pedagogia (improvável) da diferença. E se o outro não estivesse aí?. Rio de Janeiro: Editora DP&A, 2003.

VEER, René van der; VALSINER, Jaan. Vygotsky: uma síntese. Tradução de Cecília Bartalotti. São Paulo: Loyola, 1996.

VYGOSTSKY, Lev Semionovitch. Obras escogidas V: Fundamentos de defectología. Madrid: Visor, 1997.

Pubblicato

2023-06-02

Come citare

Silveira, Z. M., & Moreira, J. (2023). Vigotski e Freire: tecendo caminhos para uma educação inclusiva e emancipatória das pessoas com deficiência. CONJECTURA: Filosofia E educação, 27, e022053. Recuperato da https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/10925

Fascicolo

Sezione

Dossiê: EDUCAÇÃO POPULAR NA AMÉRICA LATINA: HISTÓRIA E ATUALIDADE