Os processos de governamentalidade na escola e as lutas transversais // Governmentality process at school and the transversal struggles

Auteurs-es

  • Marcos Carneiro Silva UFRJ

Résumé

O texto apresenta um modesto diagnóstico do presente, em tempos de muitas manifestações e inquietudes, inclusive, no meio educacional. Aceita a provocação de pensar o presente e, como tal, alia-se aos pensamentos de Michel Foucault, tentando refletir, ética e politicamente, desconfiando de todos os projetos políticos voltados ao pretenso bem comum. Segundo o filósofo francês, vivemos agora, mais do que antes, no interior de uma combinação complexa de técnicas de individuação e processos totalizantes, que mascaram as relações de poder. O estudo será organizado com a abordagem inicial do papel da disciplina e da norma; em seguida, serão desenvolvidos os conceitos de governamentalidade, sujeito e poder e relações de biopoder imbricadas em situações ético-políticas. Logo após, serão apresentadas algumas alternativas denominadas de lutas transversais, como possibilidades de construção de novas subjetividades, que serão incorporadas, neste estudo, como possíveis formas de aproveitamento no sistema escolar.

Palavras-chave: Educação. Governamentalidade. Biopoder. Lutas transversais.

Biographie de l'auteur-e

Marcos Carneiro Silva, UFRJ

Licenciado em Educação Física e bacharel em Filosofia, possui doutorado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (2007) e mestrado na UFRJ (1996). Atua como professor de Didática e Prática de Ensino, no departamento de didática da Faculdade de Educação da UFRJ, desde 1997 e é coordenador do curso de pós-graduação (lato sensu) Saberes e práticas na educação básica (Cespeb). É pesquisador da Fundação Carlos Chagas de amparo à pesquisa (Faperj) e integra os laboratórios de Filosofia Contemporânea do IFCS-UFRJ e o laboratório de pesquisas em educação do corpo (Labec), na Faculdade de Educação, UFRJ.

Téléchargements

Publié-e

2015-06-04

Comment citer

Silva, M. C. (2015). Os processos de governamentalidade na escola e as lutas transversais // Governmentality process at school and the transversal struggles. CONJECTURA: Filosofia E educação, 20(3), 38–55. Consulté à l’adresse https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3342

Numéro

Rubrique

Artigos