EDUCAÇÃO POPULAR NA PAN-AMAZÔNIA: SILÊNCIOS E LUTAS, HISTÓRIA E ATUALIDADE
Mots-clés :
Educação Popular, Pan-Amazônia, Paulo FreireRésumé
Busca-se realizar reflexões e análises sobre a Educação Popular na Pan-Amazônia, seus silêncios e lutas, sua história e atualidade. O artigo apresenta alguns resultados de pesquisa sobre experiências educacionais populares nesta região, tendo como objeto de estudo as especificidades da Educação Popular amazônica no contexto latino-americano, além das reflexões próprias do autor como pesquisador e militante da Educação Popular na região. Metodologicamente, trata-se de um texto com caráter ensaístico, que parte de estudos bibliográficos e documentais sobre o tema. Apresentam-se alguns registros significativos de experiências históricas e atuais de Educação Popular nas Amazônias e, em seguida, constrói-se uma reflexão sobre os ensinamentos que emergem destes múltiplos processos educacionais populares. Conclui-se que as experiências aqui apontadas tem sido fundamentais para manter vivo o legado da Educação Popular, reiventando-o a partir da Pan-Amazônia, seus povos, suas culturas, territórios e lutas, apesar de carecer espaço de articulação mais efetivo entre educadoras e educadores populares que atuam na região.Références
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