O que é conservadorismo em educação? // What is conservatism in education?

Autores/as

  • Wilson Francisco Correia Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Resumen

Resumo

O tema deste trabalho é "conservadorismo em educação". Problematiza indagando: como o pensamento conservador, sobretudo que expressa a visão política durante os anos 1990, manifestou-se no campo educacional? O objetivo deste artigo é o de evidenciar que o pensamento conservador interferiu no campo educacional durante as reformas educacionais realizadas nos anos 1990, mediante rearranjos curriculares, face às necessidades do sistema capitalista, então globalizado ou mundializado. A metodologia utilizada neste trabalho segue as diretrizes da pesquisa conceitual, implicando o tratamento bibliográfico-documental da literatura especializada em Filosofia da Educação. A título de resultados, o trabalho mostra que, hoje, vivemos na vigência de marcos legais e diretrizes filosófico-pedagógicas lastreadas nos imperativos que orientaram as reformas político-econômicas, ideológico-culturais e epistêmico-educativas afeitas às necessidades do sistema capitalista, então hegemônico no período pós-Guerra-Fria.

 

 

WHAT IS CONSERVATISM IN EDUCATION?

Abstract

The theme of this work is "conservatism in education”. It presents a research problem by asking: how conservative thought, particularly the one expressing the political point of view during the 1990s, manifested itself in the educational field? This to evidence that conservative thought has manifested itself in the educational field for the educational reforms during the 1990s through curriculum rearrangements, for the needs of the capitalist system, then globalized or in world wide range. The methodology used in this work follows the guidelines of conceptual research, involving the treatment of bibliographic and documentary specialized literature in Philosophy of Education. As a result, the study demonstrates that today we live in the presence of legal and philosophical-pedagogical guidelines based on the imperatives that have guided the political and economic, ideological, cultural and epistemic-educational reforms related to the needs of the capitalist system, hegemonic during the post-Cold War period.

Keywords: Education, Conservatism, Capitalism, Educational Reform

Biografía del autor/a

Wilson Francisco Correia, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Licenciado em Filosofia (PUC-Goiás), com Especialização em Psicopedagogia (UFG) e Mestrado (UFU) e Doutorado em Educação (UNICAMP). Líder do GPEFE – Grupo de Pesquisa e Extensão em Filosofia da Educação. Adjunto em Filosofia da Educação no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. É autor dos livros Saber ensinar São Paulo: EPU, 2006, TCC não é um bicho-de-sete-cabeças (2009) e Aprender não é um bicho-de-sete-cabeças (2010), ambos pela Editora Ciência Moderna, do Rio de Janeiro, entre outros. É autor de vários artigos científicos e avaliador-parecerista de vários periódicos. E-mail: wilfc2002@yahoo.com.br.

Publicado

2013-07-03

Cómo citar

Correia, W. F. (2013). O que é conservadorismo em educação? // What is conservatism in education?. CONJECTURA: Filosofia E educação, 18(2), 78–90. Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/767

Número

Sección

Artigos