Da magia ao ciberespaço: a imagem como mediação das angústias primitivas // DOI: 10.18226/21784612.v23.n2.9

Autores/as

  • Marsiel Pacífico UEPG
  • Luiz Roberto Gomes UFSCar

Resumen

Para lidar com seus medos primitivos, o homem utilizava a imagem como mediação destas tensões. Nas pinturas rupestres das cavernas e nas práticas de magia, rituais buscavam apaziguar as decorrências de nossas fragilidades, sobretudo na dimensão da finitude do homem tensionada pela sua relação com a natureza. A tentativa de superação desta tensão deu-se, historicamente, sob a égide da razão. Todavia, na falência do plano moderno do esclarecimento pautado no desencantamento do mundo, que se daria pela elevação dos sujeitos em uma ruptura com sua condição de minoridade de sua própria existência resultou no pacto com as entranhas do pensamento mítico e por consequência com os fantasmas não superados de seu tempo. Assim, por meio de uma revisão bibliográfica, objetivou-se constituir uma análise de fenômenos como o Youtube, a selfie e o Twitter, entre outros, para que se possa demonstrar, em sua forma e conteúdo, que a compulsão por tornar a própria vida privada em um espetáculo público nas redes sociais, denota um contexto no qual existir passa pela mediação simbólica da auto emissão através de imagens, de modo a conjugar o ser à proporção do aparecer; assim, estar fora das plataformas virtuais ganha o peso ontológico de não existir, pois o cogito de nosso tempo resume-se em apareço logo existo. De tal modo, contemporaneamente, com a evolução das novas tecnologias, o ciberespaço e suas plataformas se fazem muito presentes nas interações humanas e, neste contexto, a imagem ganha forças de protagonista. Desta maneira, conclui-se que travestido pela roupagem tecnológica, o uso da imagem ainda guarda as mesmas intenções de suas expressões arcaicas: buscar a permanência do sujeito frente aos medos primitivos. Demonstra-se ainda que o pensamento crítico pode ser uma importante ferramenta no desvelamento destas tensões.

Palavras-chave: Imagem. Ciberespaço. Natureza. Dialética do
Esclarecimento. Espetáculo de si.

Biografía del autor/a

Marsiel Pacífico, UEPG

É Professor Colaborador na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) na área de Estágio em Docência e Gestão Educacional. É membro pesquisador no grupo de pesquisa "LUME - Laboratório e Núcleo de Estudos em Mídia e Educação" (UEPG). Atua como supervisor no projeto de extensão "As crianças, a educação infantil e as práticas pedagógicas: entre o pensar e o fazer. Doutor em Educação (2013-2017) na linha de pesquisa do PPGE/UFSCAR "Educação, Cultura e Subjetividade", Mestre em Educação (2010-2012) na linha de "Filosofia, História e Sociologia da Educação" pela Universidade Federal de São Carlos onde também graduou-se em Pedagogia (2006-2009). Além disso é Especialista em Docência do Ensino Superior e Educação à Distância (FAVENI) e atualmente cursa a Especialização em Neuroeducação (Faculdades Campos Elíseos). Atuou nas instituições de ensino superior: UNIFRAN, Faculdades Campos Elíseos e UNESP/Araraquara; além de ter sido professor de ensino fundamental (2010-2012) e gestor escolar (2013-2017). Atua especialmente na área de Teoria Crítica e Educação.

Luiz Roberto Gomes, UFSCar

É pós-doutor em ciências da educação pela J. W. Goethe Universität em Frankfurt am Main (Alemanha); é doutor em Educação na área de Filosofia, História e Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP; mestre em Educação na área de Filosofia e História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP e licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas. Autor de livros, capítulos de livros e artigos publicados no Brasil e no Exterior. É professor Associado do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFSCar (mestrado e doutorado) e professor colaborador do Programa de Pós-graduação Profissional em Educação (mestrado) da UFSCar. É líder do Grupo de pesquisa "Teoria Crítica e Educação" (UFSCar/CNPq); membro pesquisador doutor do grupo de pesquisa "Teoria Crítica e Educação" CNPq e participa, como pesquisador doutor, do Projeto de Pesquisa "O que significa educar hoje?" pelo convênio trilateral (UNICAMP, UPF e Universidade de Tandil na Argentina). Tem experiência em cursos de pós-graduação (Stricto Sensu) e (Lato Sensu), no Ensino Superior, na Educação Básica e em EAD; tendo atuado nas áreas de Filosofia, Educação e Ciências Humanas. Os projetos de pesquisas em andamento versam sobre as seguintes temáticas: "teoria crítica, política e formação" e "a reconstrução empírica da aula a partir do referencial teórico-metodológico da Hermenêutica Objetiva". 

Publicado

2018-09-01

Cómo citar

Pacífico, M., & Gomes, L. R. (2018). Da magia ao ciberespaço: a imagem como mediação das angústias primitivas // DOI: 10.18226/21784612.v23.n2.9. CONJECTURA: Filosofia E educação, 23(2), 383–401. Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/5463

Número

Sección

Artigos