Escola complementar: primeira escola pública para formação de professores primários na cidade de Caxias do Sul – 1930-1961

Autores/as

  • Roseli Maria Bergozza Universidade de Caxias do Sul
  • Terciane Ângela Luchese Universidade de Caxias do Sul

Resumen

O texto tem como propósito apresentar considerações acerca de
pesquisa em construção sobre a Escola Complementar Duque de Caxias. Essas informações se referem especialmente à cultura escolar instituída e instituinte, na primeira instituição pública para formação de professores primários, instalada em 1930, na cidade de Caxias do Sul. Entre as principais fontes consultadas estão documentos produzidos pela própria instituição, relatórios oficiais enviados à Diretoria Geral da Instrução Pública, relatórios de presidentes do estado e acervo do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami. O recorte espaço-temporal apresenta dois
marcos referenciais: 1930, ano da criação da escola, e 1961, ano da mudança para novo prédio onde passa a dividir o mesmo espaço com outra instituição educativa, a Escola Estadual Cristóvão de Mendoza. Muitas são as temáticas adjacentes à evolução da escola. Evidenciaram-se a nacionalização do ensino, a feminização do magistério e os discursos médicos na educação.

Cómo citar

Bergozza, R. M., & Luchese, T. Ângela. (2010). Escola complementar: primeira escola pública para formação de professores primários na cidade de Caxias do Sul – 1930-1961. CONJECTURA: Filosofia E educação, 15(3). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/516

Número

Sección

Artigos