Diálogo: fusão de horizontes - para uma fundamentação gadameriana da antropologia pedagógica // Dialogue : fusion of horizons - for Gadamerian foundation of pedagogical anthropology

Autores/as

  • Teresa Arbelaez Cardona Universidad San Buenaventura

Resumen

A pergunta pelo ser do homem é a origem da antropologia tanto filosófica quanto pedagógica. Neste horizonte, pode-se resumir a resposta à pergunta dizendo: o ser humano não só é efeito do diálogo, mas humaniza e se humaniza por meio do diálogo. Quando se planeja ambientes orientados a desenvolver as potências anímicas do diálogo em todos, e em cada um dos participantes da cena pedagógica, igualmente se está tanto em meio a uma antropologia pedagógica quanto a uma didática antropológica. Esta foi a tradição que Christoph Wulf (2008), na segunda metade do século XX e no começo do século XXI, sistematizou. Dentro desta corrente de pensamento se enquadra a investigação intitulada Diálogo: condição de formação. Assim, pode-se afirmar que este projeto se baseia na tradição alemã que põe a Bildung no centro, como uma categoria que, ao mesmotempo, tem uma fundamentação filosófica e alguns efeitos tanto na concepção quanto na ação pedagógica.Palavras-chave: Diálogo. Antropologia pedagógica. Christoph Wulf. Gadamer.

Biografía del autor/a

Teresa Arbelaez Cardona, Universidad San Buenaventura

Doutora em Educação.

Cómo citar

Arbelaez Cardona, T. (2016). Diálogo: fusão de horizontes - para uma fundamentação gadameriana da antropologia pedagógica // Dialogue : fusion of horizons - for Gadamerian foundation of pedagogical anthropology. CONJECTURA: Filosofia E educação, 21(1), 46–62. Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3916

Número

Sección

Artigos