Filosofia, ensino e emancipação // Philosophy, education and emancipation

Autores/as

  • Paulino Eidt Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Celso Eidt

Resumen

O texto apresenta elementos textuais dos escritos do jovem Marx, onde se encontra um núcleo conceitual que trata da problemática relação entre filosofia e mundo. Aspectos teóricos presentes já nos primeiros escritos do filósofo onde fica clara a exigência de promover a interação entre pensamento e realidade, ou seja, tratar da tradição filosófica sem descuidar do trato de temas e dilemas do contexto. Assim, o texto apresenta referências da posição filosófica pela qual Marx faz frente ao caráter especulativo da filosofia alemã, para propor, já na revisão da filosofia política de Hegel, que a crítica do céu se transforme em crítica da Terra. O que singulariza um pensamento dessa natureza é a capacidade emancipatória da filosofia. No lugar da mera contemplação, Marx propõe a possibilidade de realizar afilosofia no mundo.Palavras-chave: Filosofia. Crítica. Ensino. Autonomia.

Biografía del autor/a

Paulino Eidt, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Professor da Rede de Ensino Pública de Santa Catarina e docente do Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina- Unoesc. Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP

Publicado

2015-09-10

Cómo citar

Eidt, P., & Eidt, C. (2015). Filosofia, ensino e emancipação // Philosophy, education and emancipation. CONJECTURA: Filosofia E educação, 21(1), 63–77. Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3608

Número

Sección

Artigos