Possibilidades para a efetivação da identidade da disciplina de Filosofia por meio da prática de ensino em Filosofia // Effective for possibilities discipline of identity of Philosophy through practice in teaching Philosophy

Autores/as

  • Rodrigo Diego de Souza Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Márcia Regina Carletto UTFPR
  • Eloiza Aparecida Silva Avila de Matos UFTPR

Resumen

O presente artigo insere-se no contexto das reflexões sobre a prática de ensino em Filosofia e como esta viabiliza a efetivação da identidade da disciplina de Filosofia e do papel do professor na ação educativa. A pesquisa bibliográfica, com levantamento de literatura e aproximações entre teóricos da educação em filosofia, objetivou delinear as relações entre os pressupostos filosóficos da educação no ensino de Filosofia, as implicações da Historicidade da Filosofia no seu ensino, sinalizando o ensino de filosofia como investigação, ou seja, capacitando o discente para investigar a realidade. A pesquisa também apresenta os apontamentos da pedagogia histórico-crítica, como possibilidade para o ensino de filosofia na busca da educação para a emancipação do sujeito. O alcance dos objetivos levou-nos a conclusão da pesquisa, apresentando horizontes para a efetivação da identidade da disciplina de Filosofia na educação básica, visando à emancipação dos sujeitos da prática educativa.

Biografía del autor/a

Rodrigo Diego de Souza, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Departamento de Educação

Área: Fundamentos da Educação

Márcia Regina Carletto, UTFPR

Docente no PPGECT-UTFPR

Publicado

2014-09-11

Cómo citar

Souza, R. D. de, Carletto, M. R., & Matos, E. A. S. A. de. (2014). Possibilidades para a efetivação da identidade da disciplina de Filosofia por meio da prática de ensino em Filosofia // Effective for possibilities discipline of identity of Philosophy through practice in teaching Philosophy. CONJECTURA: Filosofia E educação, 19(3), 117–126. Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2757

Número

Sección

Artigos