As várias faces estéticas na formação humana: o fecundo universo da Filosofia da Educação

Autores/as

  • Lúcia Schneider Hardt UFSC
  • Rosana Silva de Moura UFSC
  • Heloiza Helena Barbosa UFSC

Resumen

Resumo: O texto deseja investigar a categoria “estética” no campo da filosofia da educação. Formar-se significa dar a si mesmo o direito de escolher trajetórias diante do fecundo universo interpretativo à disposição no meio acadêmico. A força do educador na relação com o estudante implica ensinar a ruminar sobre suas escolhas estéticas para bem argumentar na relação com outras abordagens filosóficas. Cabe aos educadores no ensino superior e especialmente aqueles do campo da Filosofia e das Teorias da Educação provocar os estudantes a fazer experiências com seus próprios conceitos, por vezes desmontando, refinando, sofisticando, incluindo, excluindo noções e conceitos para evitar que a solidez das convicções empobreçam as imagens da exuberância da vida e das estéticas educativas 

Palavras-chave: formação, filosofia da educação, estética, teorias da educação.

Biografía del autor/a

Lúcia Schneider Hardt, UFSC

Formada em História pela UNISINOS (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), mestre em Educação pela UFRGS (1995), Doutora em Educação pela UFRGS (2004). Professora adjunta IV da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) atua na Pedagogia com a disciplina- Filosofia II.  Na Pós-Graduação ministra a disciplina – Teorias da Educação e Seminário da linha de pesquisa Filosofia da Educação. Tem experiência na área de formação de professores e atuou por vários anos no ensino público e comunitário nos Estados do RS e SC. O projeto de pesquisa em desenvolvimento na universidade versa sobre o tema: A genealogia de Nietzsche como método de pesquisa: a arte de ler nuances. Atua em projetos de extensão com o propósito de manter contato com as dinâmicas da escola e seus complexos desafios educacionais.

Rosana Silva de Moura, UFSC

Doutora em Educação pela UFSC, integra o departamento de estudos especializados em Educação e Professora de Filosofia da Educação

Heloiza Helena Barbosa, UFSC

Doutora em Educação, Professora de Filosofia da Educação da UFSC. No momento em licença e morando em Boston

Publicado

2013-10-21

Cómo citar

Hardt, L. S., Moura, R. S. de, & Barbosa, H. H. (2013). As várias faces estéticas na formação humana: o fecundo universo da Filosofia da Educação. CONJECTURA: Filosofia E educação, 19(1), 89–108. Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2261

Número

Sección

Artigos