Subjetividade, alteridade e educação: aproximações entre Adorno e Levinas // Subjectivity, otherness and education: approaches between Adorno and Levinas

Autores/as

  • Alex Sander da Silva Universidade do Extremo Sul Catarinense

Resumen

Proponho neste trabalho fazer algumas anotações sobre as questões relacionadas à subjetividade, a alteridade e a educação contemporânea, sobretudo, considerar que os desajustes de uma persistente razão instrumental, que interferem no âmbito educacional. A necessidade de uma reflexão crítica para tais temas tornou-se a marca central de nosso tempo. Desse modo, cabem-nos algumas questões importantes: Como situar a educação no horizonte dos nossos problemas contemporâneos? Como pensá-la nesse tempo em que floresce cada vez mais aspectos de barbárie civilizatória do que aspectos de esclarecimento da humanidade? Para isso, me oriento em uma aproximação entre Theodor W. Adorno e Emanuel Levinas, que em suas interpretações da racionalidade, entendem porque a humanidade, ao invés de realizar seus potenciais emancipatórios, caminhou em direção contrária.

Biografía del autor/a

Alex Sander da Silva, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Possui graduação em Filosofia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1996) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande de Sul (2010). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Fundamentos da Educação, Epistemologia, Filosofia da Educação e Teorias da Educação. Foi organizador do livro “Tessituras pedagógicas da produção discente” do ano de 2009. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina.

Publicado

2013-08-17

Cómo citar

Silva, A. S. da. (2013). Subjetividade, alteridade e educação: aproximações entre Adorno e Levinas // Subjectivity, otherness and education: approaches between Adorno and Levinas. CONJECTURA: Filosofia E educação, 19(1), 123–138. Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1873

Número

Sección

Artigos