EDUCAÇÃO POPULAR E O CAMPO DAS DROGAS: ENFOQUES DA LITERATURA
Palabras clave:
Educação Popular. Educação sobre Drogas. DrogasResumen
Este estudo resulta de uma pesquisa de mestrado em educação (AUTOR, 2020). Tem por objetivo apresentar como a temática das drogas lícitas e ilícitas vem sendo abordada na literatura do campo da Educação Popular. O texto organiza-se em quatro seções que compreendem, respectivamente, os aspectos introdutórios; procedimentos metodológicos; resultados e discussão; considerações finais. Metodologicamente, foi necessário realizar uma revisão narrativa da literatura, atualizada para a elaboração deste trabalho. O recorte de pesquisa compreendeu os últimos nove anos (2014 – 2022), para a coleta dos dados foi utilizado o Portal de Periódicos da CAPES. Alguns dos resultados são, por exemplo: 1) o fenômeno das drogas é compreendido a partir de uma perspectiva crítica, pois se busca problematizar as contradições que fazem parte do modo como essa temática vem sendo abordada na sociedade. A própria política sobre drogas vai sendo questionada e criticada, além das abordagens de prevenção que são orientadas por ela; 2) a escolha pela Educação Popular como orientadora das ações de educação sobre drogas tem a ver com o entendimento de que essa concepção educativa representa uma alternativa contrária às abordagens hegemônicas, essencialmente repressoras; 3) As ações que objetivam discutir sobre a questão das drogas de maneira educativa utilizam diferentes ferramentas didáticas e metodológicas. O que todas têm em comum é a opção pela Educação Popular como concepção teórica orientadora de suas abordagens. Dentre as conclusões, afirma-se que ao buscar o referencial da Educação Popular, objetiva-se educar sobre as drogas, mas também sobre a realidade através da reflexão e da problematização dos fatores sócio-históricos, econômicos e políticos.
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