NARRATIVAS DE UMA EDUCADORA POPULAR: A LUTA E A RESISTÊNCIA PROPOSITIVA DE MULHERES EM DIÁLOGO COM A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO POPULAR
Palabras clave:
Educação Popular. Resistência propositiva popular. Histórias de Vida.Resumen
Este artigo tem por tema a história da Educação Popular em diálogo com as narrativas de uma educadora popular. Objetiva, por isso, resgatar, nessas narrativas, a historicidade da Educação Popular evidenciada na luta de mulheres e nos movimentos de resistência propositiva popular por elas empreendidos para, consecutivamente, refletirmos sobre a continuidade dessa luta e dessa resistência que vem fortalecendo os pressupostos da Educação Popular em sua história, face ao quadro desencadeado pela pandemia de Covid-19, especialmente com relação às práticas de cuidado e solidariedade. Por meio de um processo investigativo de natureza qualitativa, as narrativas que se vinculam às Histórias de Vida de uma educadora popular foram gravadas, transcritas, lidas e analisadas como tentativa de compreender e interpretar suas experiências. Assim, foi possível compreender que a trajetória histórica da Educação Popular é também protagonizada por mulheres que lutaram e resistiram propositivamente ao longo do tempo, inserindo-se junto aos movimentos eclesiais de base, às pastorais, aos movimentos sociais, partidos políticos de esquerda, contribuindo para a transformação da realidade que se fazia opressora e excludente. E, com a pandemia de Covid-19, revela-se ainda mais tal protagonismo, especialmente por meio das práticas de cuidado por elas experimentadas, o que fortalece as premissas que sustentam a Educação Popular enquanto projeto libertador e de fortalecimento da dignidade humana.
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