Um olhar histórico sobre a educação popular na América Latina
Palabras clave:
Educação Popular. América Latina. Adriana Puiggrós. Discursos pedagógicos.Resumen
Resumo: O presente ensaio brotou das reflexões decorrentes da leitura de Adriana Puiggrós em diálogo com outros autores. Busca assim valorizar a sua contribuição na perspectiva histórica para melhor compreender a caminhada da Educação Popular na América Latina. Este estudo bibliográfico com uma abordagem crítica tem por objetivos aprofundar a compreensão das características das expressões da Educação Popular nos seus variados contextos; e indicar algumas influencias significativas sobre a forma de ser e seu desenvolvimento nas diferentes realidades. Entre os principais resultados está a reunião de elementos compreensivos de fontes pedagógicas, tendências e características da Educação Popular no decorrer da história. Evidencia-se as contribuições de Simón Rodríguez, José Martí, Elizardo Pérez, José Carlos Mariátegui e Paulo Freire que, reconhecidamente, são referências identificadas com a história e prática social da Educação Popular na América Latina. Conclui-se que, em que pese a diversidade dos modos de ser, a mirada histórica mostra que há potencial e sentidos reais para a sua recriação para resistir e produzir mediações pedagógicas que contribuam na transformação social de nossas sociedades mergulhadas na desigualdade social. Seu campo de atuação se amplia na sociedade, podendo abranger a educação escolar e espaços múltiplos da sociedade, na compreensão de que a educação não é o único meio para transformar a sociedade; porém, igualmente, não se constitui um mero aparelho ideológico do Estado unicamente voltado à reprodução da ideologia dominante. Na visão dialética não há lugar para concepções essencialistas ou idealistas e nem mecanicistas.
Citas
ADAMS, T. Educação e economia popular solidária: mediações pedagógicas do trabalho associado. Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2010.
ADAMS, T.; MORETTI, C. Z. Una reflexión sobre la educación en Nuestra América y sus alternativas pedagógicas. In: GÓMEZ SOLLANO, M.; CORENSTEIN ZASLAV, M. (Org.). La disputa por la educación. Tensiones y articulaciones en el marco de las reformas educativas en México y América Latina. 1ed. Ciudad de México: UNAM, 2019, v. 1, p. 77-105.
JARA-HOLLIDAY, O. Los desafios de los procesos de educación popular en el contexto actual. La Piragua, nº 40, Dez. 2014, p. 5-11. CEAAL. Disponível em: http://ceaal.org/v2/archivos/publicaciones/piragua/Docto148.pdf. Acesso em: 11 mai 2022.
FREIRE, P. Cartas à Guiné-Bissau: registro de uma experiência em processo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação. Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Centauro, 2001.
GRAMSCI, A. La alternativa pedagógica. Barcelona: Fontanamara, 1981.
GUELMAN, A.; SALAZAR, M.; CABALUZ, F. Educación popular y pedagogías críticas en América Latina y el Caribe: corrientes emancipatorias para la educación pública del Siglo XXI. 1a ed. - Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO, 2018. Libro digital, PDF. http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/se/20181113022418/Educacion_popular.pdf. Acesso em: 11 mai 2022.
PUIGGRÓS, A. La Educación popular en América Latina. Orígenes, polémicas y perspectivas. 4ª Ed. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: COLIHUE, 2016. [1ª Ed. México, 1984].
PUIGGRÓS, A. La disputa por la educación en América Latina. Hegemonía y alternativas. In: GÓMEZ SOLLANO, M. y CORENSTEIN ZASLAV, M. (coords.). Reconfiguración de lo educativo en América Latina. Experiencias pedagógicas alternativas. Ciudad de México, Mx: Facultad de Filosofía y Letras, UNAM, 2013, pp. 103-120. (Colección Seminarios). Disponível em: http://ru.ffyl.unam.mx/handle/10391/7500. Acesso em: 16 mai 2022.
RODRÍGUEZ, L. M. La elección categorial: alternativas y educación popular. In: RODRÍGUEZ, L. M. (Dirección). Educación Popular en la historia reciente en Argentina y América Latina. Aportes para balance y prospectiva. Buenos Aires: APPEAL, 2013. p. 25-39.
RODRÍGUEZ, S. Simón Rodríguez. Obras Completas. Venezuela: Universidad Nacional Experimental Simón Rodríguez, 2016a. Disponível em: http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/se/20190926042843/Simon_Rodriguez_Obras_Completas.pdf
RODRÍGUEZ, S. Inventamos ou erramos. Tradução Cinthia Fernandes. Apresentação e notas Maximiliano Durán e Walter Kohan. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016b. Ebook disponível em: < https://grupoautentica.com.br/autentica/livros/inventamos-ou-erramos/1342
BRASIL. Marco de Referência da Educação Popular para as Políticas Públicas. Brasília, DF: Secretaria Nacional de Articulação Social - Departamento de Educação Popular e Mobilização Cidadã. 2014. Disponível em: http://www.participa.br/articles/public/0007/4525/marco_de_referencia_da_educa%C3%A7%C3%A3o_popular.pdf. Acesso em: 11 mai 2022.
STRECK, D. R. José Martí e a educação popular: um retorno às fontes. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.34, n.1, p. 011-025, jan./abr. 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022008000100002. Acesso: 02 mai 2022.
STRECK, D. R.; MORETTI, C. Z.; ADAMS, T. Heranças pedagógicas (des)coloniais: uma introdução. In: STRECK, D. R.; MORETTI, C. Z.; ADAMS, T. Fontes da Pedagogia Latino-Americana: heranças (des)coloniais. Curitiba: APPRIS, 2019. p. 16-21.
TORRES-CARRILLO, A. Educación Popular y nuevos paradigmas. La Piragua, n. 28. 2009. p. 5-27. Disponível em: http://ceaal.org/v2/archivos/publicaciones/piragua/Docto27.pdf. Acesso em 11 mai 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1. A publicação dos originais implicará a cessão dos direitos autorais à revista Conjectura.
2. Os textos não poderão ser reproduzidos sem autorização da revista depois de aceitos.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.