Esclarecimento, educação e autonomia em Kant

Authors

  • Paulo César Nodari Universidade de Caxias do Sul
  • Fernando Saugo Universidade de Caxias do Sul

Abstract

Este trabalho tem como objetivo abordar os conceitos
esclarecimento, educação e autonomia na concepção do filósofo Immanuel Kant. Para tanto, no primeiro momento, faz-se a leitura do Opúsculo Kantiano de 1783, Resposta à pergunta: que é esclarecimento?, com o propósito de analisar o conceito esclarecimento, a fim de compreender de que modo, em Kant, se dá a passagem do homem de seu estado de menoridade à maioridade. Num segundo momento, a partir da leitura da obra publicada em 1803, Sobre a pedagogia, ainda que haja dúvidas se, de fato, essa obra tenha sido escrita por Kant ou, mais provavelmente, por seu aluno, Theodor Rink, busca-se
evidenciar a tese kantiana de que a emancipação do homem não se dá sem a educação. E, por fim, num terceiro momento, à luz da análise feita dos dois conceitos-base deste trabalho, esclarecimento e educação, investiga-se a conexão entre ambos, na obra sobre filosofia moral kantiana de 1785,
Fundamentação da metafísica dos costumes, tentando sustentar a tese de que esclarecimento e educação estão conectados com a autonomia moral, terceiro conceito-base desta investigação. A partir desses três momentos, salienta-se, por conseguinte, que a educação, segundo a proposta de Kant, possibilita ao homem desenvolver, aprimorar cada vez mais a capacidade e a coragem de sair do estado de menoridade e alcançar a maioridade, tornando-se, progressivamente, um sujeito esclarecido, autônomo e, consequentemente, moral.

How to Cite

Nodari, P. C., & Saugo, F. (2011). Esclarecimento, educação e autonomia em Kant. Conjectura: Filosofia E educação, 16(1). Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/892

Issue

Section

ARTICLES