Projeto político-pedagógico: possíveis articulações com aspectos culturais locais e educação do campo // Pedagogical political project: possible joints with cultural and local aspects and education of the field
Abstract
O presente artigo é fruto de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação e de uma demanda da Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke, que temos atuado em projetos de extensão desde 2014. A referida Escola tem se preocupado em ressignificar seu Projeto Político Pedagógico – PPP, tentando articular aspectos culturais locais ao currículo, sobretudo, em suas práticas. Desta forma, a pesquisa centrou seus estudos e ações educativas/investigativas nas seguintes indagações: como realizar ações a partir das questões culturais locais? Em que sentido essas questões contribuem para um ensino e aprendizado significativos? Como construir um PPP, que articule essas questões e que tenha realmente a participação de todos os seguimentos - gestão, professores, alunos, comunidade e pesquisador? Portanto, o objetivo da pesquisa foi ressignificar e implementar o PPP da Escola Agrícola “Carlos Heins Funke”, em Joinville/SC, juntamente com seus protagonistas (gestores, professores, funcionários, estudantes e representantes da comunidade), a fim de analisar as contribuições de um projeto que articula experiências culturais as questões técnicas e conceituais. Para nos ajudar no desenvolvimento da pesquisa, alguns autores foram fundamentais, a exemplo: Saviani (1983);Veiga (2013); Gadotti (2000); Freire (2002); Arroyo (2008); Caldart (2004 Ferreira, P. (1995), entre outros. Pensando em uma pesquisa, com abordagem qualitativa, que levasse em conta a participação de todos e que fosse de forma interativa, a metodologia utilizada foi a ‘Pesquisa Ação’ fundamentada em Thiollent (2011) e o instrumento ‘Grupo Focal’ baseado nos preceitos de Dias (2015) e Gatti (2005). Foram desenvolvidos dois grupos focais para preservar as características e similaridades dos participantes, o primeiro grupo com professores e gestores e o segundo com pais, associação de pais e professores (APP) e estudantes. Os dados coletados foram transcritos, organizados e analisados utilizando a Análise de Conteúdo à luz de Bardin (2011). Os resultados demonstram que as demandas da comunidade acadêmica, tais como: interdisciplinaridade, eventos culturais locais, uniforme dos estudantes, transporte dos alunos e as características diferenciadas da escola devem estar presentes no Projeto Político-Pedagógico, pois assim, tais peculiaridades serão oficializadas e valorizadas no documento e perpetuadas na memória e na identidade de toda a região.
Palavras-chave: Práticas educativas. Educação do campo. Projeto Político-Pedagógico. Cultura. Grupo Focal.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1. The publication of the originals will imply the assignment of copyright to Conjectura Journal.
2. Texts cannot be reproduced without authorization from the Journal after acceptance.