Cyberbullying: preocupação dos professores e o envolvimento da escola // Cyberbullying: preocupation of teachers and school's involvement
Abstract
Inicialmente restrita aos muros escolares, a violência entre alunos passou a se manifestar também de forma online, por meio de redes sociais, estabelecendo a expressão cyberbullying. Sob esta perspectiva, há um consenso na literatura da área, de que cabe à escola se posicionar e assumir o compromisso de inibir estas práticas e estimular o convívio pacífico entre os alunos, dentro e fora da escola. Apesar da relevância da questão, a temática do cyberbullying ainda é pouco estudada de forma empírica. Observa-se uma lacuna de informações no que se refere aos atores que podem atuar como agentes de prevenção e controle a este tipo de violência, os professores. Este estudo tem como objetivo analisar a influência da preocupação dos professores no envolvimento da escola frente às práticas de cyberbullying. Para isso, foi realizada uma pesquisa junto a 112 professores de ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas do município de Blumenau/SC. Os dados foram analisados por meio de análise fatorial exploratória e equações estruturais. Os resultados indicaram que os professores demonstram maior preocupação quando percebem que o problema do cyberbullying é real e afeta os alunos. Quanto ao envolvimento da escola, verificou-se a necessidade de se estabelecer parcerias entre as instituições de ensino e a comunidade, promover assembleias alusivas ao tema nas escolas e fornecer aconselhamento aos jovens no próprio ambiente escolar. Por fim, observou-se que a preocupação dos professores com as práticas de cyberbullying influencia a sua crença de que o envolvimento da escola é importante, despertando a necessidade de posturas mais proativas para o combate a este malefício.
Palavras-chave: Cyberbullying. Escola. Professores.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1. The publication of the originals will imply the assignment of copyright to Conjectura Journal.
2. Texts cannot be reproduced without authorization from the Journal after acceptance.