Unamuno y la poiesis educativa: las tecnicas de enseñanza y aprendizaje enfocadas a partir de la importância de los elementos del triángulo pedagógico // Unamuno and educational piesis
Abstract
O presente artigo procura determinar a poiesis educativa unamuniana, ou seja, as técnicas de ensino e de aprendizagem propostas por Unamuno para o ensino espanhol das primeiras décadas do século XX. Num primeiro momento, centrar-se-á no eixo professor-aluno. Para o autor, o decisivo é que a relação que une professor e aluno não seja austera como na escolástica, na qual os referidos elementos permaneciam afastados entre si, mas que fosse estruturada numa espécie de amor filial. A sua proposta pedagógica consiste, portanto, na substituição do velho paradigma educativo escolástico por um personalismo educacional que fosse capaz de conceber professor e aluno como pai e filho em espírito. Num segundo momento, valoraremos as suas propostas pedagógicas para o eixo professor-saber, que, na sua perspetiva, deveria deixar de ser pensado como um templo do saber para passar a ser concebido como um mediador das aprendizagens, como o demonstra a sua famosa definição como agitador de espíritos. Depois, e em relação direta com os resultados anteriores, analisaremos a forma como o autor estrutura o eixo aluno-saber. Unamuno, ao recusar a conceção escolástica de discente como recipiente vazio, considera que este deveria aprender mais procedimentos que conteúdos, de tal forma que fosse capaz de procurar por si mesmo o saber que necessita, com constância, esforço e trabalho. E, num último momento, deslindaremos as suas sui generis conceções epistemológicas de saber e verdade céticas.
Palavras-chave: Pedagogia. Professor. Aluno. Saber.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1. The publication of the originals will imply the assignment of copyright to Conjectura Journal.
2. Texts cannot be reproduced without authorization from the Journal after acceptance.