A tensão modernidade/pós-modernidade como força propulsora das simbioses contemporâneas e o cotidiano escolar
Abstract
Este trabalho tem como objetivo trazer para o pensar as implicações das novas tecnologias na mutação social e no cotidiano escolar. Para tanto, busca na mitologia, especificamente nos mitos de Prometeu e Apolo - como representação da modernidade em Fausto e Dionísio -como representação da pós-modernidade e no mito de Pandora representando o cotidiano da escola, desvelar a tensão existente no cotidiano escolar, diante da mutação contemporânea oriunda das novas tecnologias. Conclui que a condição atual renova desafios para o pensamento e a sociedade e que é, no cotidiano escolar, que, ao se criar o discurso tecnológico, se renovam os temores e os discursos da
sociedade, empenhada em recuperar a estabilidade e a confiabilidade de um cenário anterior. Sinaliza ainda que fruto da tensão modernidade/pós-modernidade está em curso a emergência de um novo sujeito, de um novo lugar, de novas demandas.
Downloads
How to Cite
de Amorim Soares, M. L., & Petarnella, L. (2010). A tensão modernidade/pós-modernidade como força propulsora das simbioses contemporâneas e o cotidiano escolar. Conjectura: Filosofia E educação, 15(2). Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/331
Issue
Section
ARTICLES
License
1. The publication of the originals will imply the assignment of copyright to Conjectura Journal.
2. Texts cannot be reproduced without authorization from the Journal after acceptance.