Inovações educacionais versus cultura escolar: as implicações dos paradigmas de formação docente e da incorporação do uso pedagógico das TICs aos processos escolares
Abstract
Este ensaio aborda as tensões emergentes do antagonismo entre a demanda pelo fomento à disseminação das inovações educacionais e a cultura escolar vigente. Em face da discussão de conceitos e modelos de disseminação das inovações educacionais, são focalizadas as lacunas dos paradigmas de formação docente e suas implicações na conformação da cultura escolar vigente. Nesse contexto, a incorporação do uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) aos processos educacionais escolares é problematizada como estratégia promissora à indução da cultura detrabalho docente colaborativo. Num milênio caracterizado por crises que assolam, sobremaneira, as populações globais, o ativo trabalho colaborativo passa a compor, simultaneamente, uma exigência, uma necessidade, um desafio e uma possibilidade de superação da transitoriedade das soluções até então propostas e aplicadas ao enfrentamento das demandas prementes. No cenário contemporâneo de profusão de redes sociais e digitais, a mediação das TICs apresenta-se como mecanismo estratégico, especialmente, para o campo educacional escolar, no que tange à conformação da cultura do trabalho colaborativo. Como promover ações que viabilizem e deem sustentabilidade às propostas e práticas curriculares e pedagógicas compatíveis com perspectiva de conformação da cultura de trabalho colaborativo docente mediado pelas TICs? Eis um dos grandes desafios do sistema educacional brasileiro para o século XXI.
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de Souza Machado, L. R., & Aparecida da Silva, L. (2010). Inovações educacionais versus cultura escolar: as implicações dos paradigmas de formação docente e da incorporação do uso pedagógico das TICs aos processos escolares. Conjectura: Filosofia E educação, 15(2). Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/328
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