O ensino misto como prática escolar nos primeiros anos de funcionamento do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Bento Gonçalves/RS (1956 – 1972) // The blended learning as a school practice in the first years of the Colégio Sagrado Coração de Jesus
Abstract
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre o Colégio Sagrado Coração de Jesus, localizado no Município de Bento Gonçalves/RS, uma instituição educativa particular e católica. Como recorte temporal, contempla o período de 1956, data da criação do colégio, até 1972, ano em que a instituição apresentou interessantes mudanças em seu processo educativo, em virtude dos reflexos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) 5.692/1971. Esta investigação apresenta uma análise sobre a prática do ensino misto (também conhecida como coeducação) presente na cultura escolar, a qual foi vivenciada pelos sujeitos no interior da escola e representada pelos seus modos de ser, de estar, de agir e de se relacionar em determinados tempo e espaço. Como metodologia, utilizamos fotografias e a História Oral, tendo como sujeitos da investigação os seguintes entrevistados: dois ex-alunos, uma ex-professora e dois moradores do Bairro Cidade Alta, região em que o colégio se constituiu dentro do município. Pelas análises produzidas a partir das fontes investigadas, concluímos que, embora o discurso para a comunidade estivesse voltado para uma educação compartilhada entre meninos e meninas, essa prática apresentou algumas divergências no interior da escola, como a própria separação dos gêneros em atividades do cotidiano escolar. As estratégias identificadas no espaço escolar, para unir ou separar meninos e meninas, apontam para uma reflexão em torno da prática do ensino misto no colégio e promovem diferentes interpretações para os sujeitos que participaram do processo de constituição dessa instituição educativa, bem como vivenciaram esses primeiros anos do ensino misto nesse colégio.
Palavras-chave: Instituição educativa. Prática escolar. Cultura escolar.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1. The publication of the originals will imply the assignment of copyright to Conjectura Journal.
2. Texts cannot be reproduced without authorization from the Journal after acceptance.