Aprendizagem no ciberespaço
Abstract
Entendida em sentido amplo, como reconstrução autotranscendente, aaprendizagem requer, para potencializar a razão crítico-discursiva, uma dimensão intersubjetiva e uma relação assimétrica entre professor e estudante. No ciberespaço, âmbito linguístico específico
que ocasiona processos de socialização e de individualização, o entendimento do que constitui aprendizagem válida passa, necessariamente, pelo diálogo entre educadores. A partir de interrogações de índole epistemológica, o artigo insere-se
nesse diálogo. Depois de caracterizar a hipermídia como a linguagem do ciberespaço e identificar diferentes perfis de leitores de hipermídia, duas afirmações são ensaiadas: (i) as tecnologias digitais possuem potencial para amplificar a aprendizagem; e (ii) as tecnologias digitais
não minimizam a importância da mediação docente na forma escolar da aprendizagem.
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John Scheid, N. M., Casagrande, C. A., & Meurer, C. F. (2010). Aprendizagem no ciberespaço. Conjectura: Filosofia E educação, 15(2). Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/324
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