"No meio e misturado": o moreno como identificação de cor entre estudantes de uma escola pública
Abstract
A partir de 15 casos de discriminação racial vividos por alunos e alunas de uma escola pública do Bairro do Guamá, analiso como os distintos processos identitários com base na cor, referência de identificação étnico-racial, são construídos pelos estudantes como elementos marcadores de sua trajetória educacional. A forma de atuação da escola e a influência dos casos de racismo vividos pelos sujeitos sobre a construção desses processos de identificação aparecem em um cenário escolar marcado pela diferenciação de acesso aos meios didático-pedagógicos entre os alunos conforme o pertencimento aos três turnos letivos, nos quais a figura mítica do indígena aparece na construção de uma morenidade.Downloads
How to Cite
Ribeiro, A. A. M. (2010). "No meio e misturado": o moreno como identificação de cor entre estudantes de uma escola pública. Conjectura: Filosofia E educação, 15(1). Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/183
Issue
Section
ARTICLES
License
1. The publication of the originals will imply the assignment of copyright to Conjectura Journal.
2. Texts cannot be reproduced without authorization from the Journal after acceptance.