John Dewey e Aldous Huxley: o admirável e o impensável na formação social da mentalidade
Abstract
Este trabalho discute a formação da mentalidade individual, por meio de uma reflexão comparativa entre Democracia e educação, de John Dewey, e Admirável mundo novo, de Aldous Huxley. O texto literário permite um diálogo e uma leitura em face do texto filosófico, que o caracteriza como campo para a realização de um experimento de pensamento. Esse experimento é a discussão do valor atribuído por Dewey ao crescimento individual e ao social, em contraposição ao valor encontrado na narrativa de Huxley, da estabilidade. Confrontando as leituras dessas duas obras, se pode compreender mais profundamente e, em uma perspectiva diferenciada, a relevância das condições do crescimento na formação plena da mentalidade individualDownloads
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Matos, J. C. (2011). John Dewey e Aldous Huxley: o admirável e o impensável na formação social da mentalidade. Conjectura: Filosofia E educação, 16(3). Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1263
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