Quem sabe ler editoriais? Desenvolvendo habilidades de leitura através de sequência didática
Abstract
A partir da constatação de problemas no desempenho leitor deuniversitários, projeto de pesquisa realizado na Universidade de Caxias do Sul buscou oportunizar aos alunos o desenvolvimento de habilidades de leitura pelo uso de material instrucional composto por sequências didáticas baseadas em diferentes gêneros do discurso. Descrevemos aqui a sequência
que tem como núcleo o editorial. Os alunos envolvidos, ingressantes em
cursos de graduação, foram divididos em grupo experimental (GE), submetido à sequência de leitura aqui descrita, e grupo de controle (GC), que trabalhou os mesmos textos do GE com enfoque voltado à análise textual. A questão ecológica constituiu o núcleo temático, e, em cada sequência, propuseram-se quatro instâncias: pré-leitura, leitura-descoberta, pós-leitura e atividade interativa. Os resultados da investigação sugerem que o ensino explícito de leitura, apoiado em princípios sociointeracionistas e metacognitivos, pode contribuir positivamente para o desenvolvimento de habilidades de leitura.
Downloads
How to Cite
Soldatelli Paviani, N. M., Pressanto, I. M. P., & Fontana, N. M. (2011). Quem sabe ler editoriais? Desenvolvendo habilidades de leitura através de sequência didática. Conjectura: Filosofia E educação, 16(2). Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1202
Issue
Section
ARTICLES
License
1. The publication of the originals will imply the assignment of copyright to Conjectura Journal.
2. Texts cannot be reproduced without authorization from the Journal after acceptance.