Leitura e escrita em sala de aula com base nas teorias dos gêneros de textos (GENERA 2)
Abstract
Este texto apresenta de forma sucinta a pesquisa Leitura e escrita emsala de aula com base na teoria dos gêneros de textos (GENERA 2), desenvolvida em parceria com a Prefeitura Municipal de Caxias do Sul/Secretaria Municipal de Educação (Smed), no período de agosto de 2006 a julho de 2009. Examina, com base nos estudos dos gêneros textuais, o desempenho de alunos em leitura e produção de textos em testes aplicados a alunos de 5ª série, de 16 escolas de Ensino Fundamental. Entre o pré- e o pós-teste, foram realizadas oficinas pedagógicas aos professores participantes do grupo de experimento. A pesquisa experimental trabalhou com a hipótese de que, qualificando os professores na recepção e produção de textos, por meio da inserção de gêneros textuais nas várias disciplinas do currículo, melhorará o seu desempenho como docentes e o dos alunos como aprendizes. Os resultados evidenciam que assessorar as atividades de professores, através de oficinas com subsídios das abordagens sociointeracionista e interdisciplinar, faz a diferença no desempenho dos alunos.
Downloads
How to Cite
Soldatelli Paviani, N. M. (2011). Leitura e escrita em sala de aula com base nas teorias dos gêneros de textos (GENERA 2). Conjectura: Filosofia E educação, 16(2). Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1192
Issue
Section
ARTICLES
License
1. The publication of the originals will imply the assignment of copyright to Conjectura Journal.
2. Texts cannot be reproduced without authorization from the Journal after acceptance.