Multiculturalismo, juventude e formação do professor: potenciais para uma discussão sobre a diferença

Autor/innen

  • William de Goes Ribeiro

Abstract

     O presente artigo discute possibilidades de articulação da dimensão multicultural na perspectiva do professor e da juventude, analisando implicações para o ensino na escola. Utilizei como fonte o Banco de Teses do site da Capes. O objetivo foi pensar como a epistemologia multicultural pode contribuir à identidade juvenil de maneira positiva. O eixo principal da interrogação está na dualidade diferença/ igualdade na luta contra preconceitos e estereótipos. A pesquisa indica limites e potenciais nas mudanças curriculares numa perspectiva multicultural crítica. Contudo, a prática monocultural é um problema educacional e social que tem raízes históricas. Concluo que é possível pensar um ângulo multicultural na educação com a juventude. Nesse ponto de vista, uma pista pode ser o papel da pesquisa multicultural na formação do professor e no currículo.

Zitationsvorschlag

Ribeiro, W. de G. (2010). Multiculturalismo, juventude e formação do professor: potenciais para uma discussão sobre a diferença. CONJECTURA: Filosofia E educação, 15(1). Abgerufen von https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/184

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