Resiliência e espiritualidade: algumas implicações para a formação humana

Autor/innen

  • Ana Lúcia Leal
  • Ferdinand Röhr
  • José Policarpo Júnior

Abstract

A teoria pedagógica comporta muitos fenômenos que o educador deve compreender e levar em consideração, dentre eles, a crise. Alguns educadores exercem dignamente o seu ofício. Mesmo diante das situações mais adversas, eles podem ser considerados resilientes. Resiliência é o nome dado à capacidade concreta das pessoas de não só superarem situações críticas, mas também de utilizá-las em seus processos de desenvolvimento pessoal. Os estudos sobre o
tema se propõem a enfatizar a promoção de processos educativos que facilitem ou tornem as pessoas mais resistentes e maduras para enfrentar as dificuldades que ocorrem em sua
vida. A inclusão da espiritualidade como um fator de favorecimento da resiliência parece ser o de desafiar o futuro numa perspectiva de superação, considerando as adversidades como obstáculos que poderão favorecer o amadurecimento pessoal, através da ampliação da visão de mundo e do
estabelecimento de novas formas de equilíbrio. Acredita-se que um professor resiliente poderá mais facilmente manter-se firme em sua tarefa de educar, transcendendo as questões meramente pedagógicas, buscando desenvolver a integralidade na prática formativa, sobretudo porque possui mais possibilidades de vivenciar a sua própria  multidimensionalidade. Este texto tem como finalidade estudar a importância da espiritualidade no favorecimento de uma postura resiliente no educador.

Zitationsvorschlag

Leal, A. L., Röhr, F., & Júnior, J. P. (2010). Resiliência e espiritualidade: algumas implicações para a formação humana. CONJECTURA: Filosofia E educação, 15(1). Abgerufen von https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/173

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