Modos e práticas leitoras, desafios do digital

Autores

  • Justino Magalhães Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022009

Palavras-chave:

Cultura escrita, Modos e práticas leitoras, Livro, Biblioteca, Leitura digital.

Resumo

Cultura escrita, alfabetização e escolarização assinalam uma longa Modernidade de mais de quatro séculos na História do Mundo Ocidental. A cultura escrita congrega informação, conhecimento, pensamento, acção. A aculturação escrita constituiu condição e factor de conhecimento, cidadania e humanitude. Desde finais da Idade Média com a difusão do papel e a mecanização da tipografia, o mundo da leitura alterou-se, em reflexo da maior divulgação do livro impresso. Na transição do Antigo Regime a leitura e a escrita eram práticas usuais na esfera do Estado e da administração pública e tornavam-se condição de cidadania. No decurso de Oitocentos a progressiva universalização da alfabetização escolar e a constituição da esfera pública beneficiaram de novos avanços técnicos no mundo editorial, na vulgarização do livro, na disseminação de periódicos, na criação de bibliotecas. No decurso do século XX, a cultura de massas através do livro do áudio e do cinema trouxe a omnipresença da leitura. Os índices de leitura cresceram até final do século, mas desde as décadas de oitenta que o digital e os novos modos de ler só em parte vêm suprindo a desvalorização das formas tradicionais de cultura e leitura. Traçarei uma panorâmica destes quatro séculos de aculturação e sociabilidade pela leitura e pela escrita.

 

Biografia do Autor

Justino Magalhães, Universidade de Lisboa

Historiador da Educação e Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 

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Publicado

2022-04-05

Como Citar

Magalhães, J. (2022). Modos e práticas leitoras, desafios do digital. CONJECTURA: Filosofia E educação, 27, e022009. https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022009

Edição

Seção

Dossiê: ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA EM PAULO FREIRE.