Em nome do Pai: A (não) laicidade nas instituições e escolas públicas.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021041

Resumo

Como a religião é vivenciada nas instituições públicas? Nas escolas existe o respeito às diversas religiões ou os professores legitimam as próprias crenças?  Para compreensão de tais questões participamos das aulas de Ensino Religioso, entrevistamos professoras e servidores da câmara e prefeitura municipal. Dos resultados podemos apontar: Os símbolos e práticas religiosas estão presentes nos espaços públicos, onde se deveria primar pelo princípio da laicidade; no Ensino da Religião, em geral, prevalece à religião do professor; as demais são vistas como crendices; a criança que se posiciona contrária a atitude do professor acaba vítima de discriminação e exclusão.

  

Biografia do Autor

Denilson Marques dos Santos, Universidade do Estado do Pará / UEPA

Universidade do Estado do Pará / UEPA

Centro de Ciências Sociais e Educação - Campus I / CSSE

Departamento de Filosofia e Ciências Sociais / DFCS

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião (PPGCR)

  

Denise Marques dos Santos, Faculdade Pan Amazônica (FAPAN)

Faculdade Pan Amazônica

Centro de Ciências Exatas e Naturais 

Departamento de PG em Ciências Exatas e Educação

Curso de Ciências Contábeis

  

Beleni Salete Grando, Universidade Federal de Mato Grosso

Universidade Federal de Mato Grosso

Faculdade de Educação Física

Programa de Pós-Graduação em Educação

  

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Publicado

2021-12-06

Como Citar

Santos, D. M. dos, Santos, D. M. dos, & Grando, B. S. (2021). Em nome do Pai: A (não) laicidade nas instituições e escolas públicas. CONJECTURA: Filosofia E educação, 26, e021041. https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021041

Edição

Seção

Dossiê: ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA EM PAULO FREIRE.