Interculturalidade e educação infantil: reflexões sobre a prática pedagógica // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019039

Autores

Resumo

Nosso objetivo com este artigo é apresentar a interculturalidade crítica como ferramenta pedagógica que deve ser central na constituição dos cenários e contextos em Educação Infantil. Utilizamos referenciais teóricos de outros estudiosos da interculturalidade e da Educação Infantil, como Candau (2016; 2008), Sarmento (2005), Walsh (2009; 2007), Tomazzeti (2004), Santiago, Akkeri e Marques (2013), entre outros. Situamos a Educação Infantil enquanto etapa fundamental na formação ética e intercultural das crianças, pensando a função social da educação como formação para a democracia. O trabalho pedagógico com as diferenças culturais na Educação Infantil é amparado legalmente pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e por outras políticas de identidade, como a Lei 11.645 de 2008, que institui a obrigatoriedade do ensino de cultura e história indígena e afro-brasileira desde a Educação Infantil. No entanto, essas legislações também são confrontadas por interesses neoliberais que invadem as políticas educacionais. Diante disso, apresentamos algumas possibilidades e desafios para a construção de práticas interculturais nessa etapa da escolarização, incluindo algumas discussões sobre práticas cristalizadas, preconceitos e discriminações, formação de professores, o professor da infância enquanto pesquisador reflexivo, a monocultura do saber, os currículos e a diferença como vantagem pedagógica. Como conclusão, apontamos que um dos principais desafios da educação na atualidade é construir práticas e contextos que tratem as diferenças desde um viés político, visando a construção de uma sociedade mais democrática, considerando o direito à diferença. Construir práticas interculturais na Educação Infantil significa abrir mão da monocultura do saber, da homogeneização em favor da heterogeneidade, do epistemicídio pela construção de outras alternativas de pensamento (SOUSA SANTOS, 2010).

Palavras-chave: Interculturalidade crítica. Educação da infância. Diferenças
culturais.

Biografia do Autor

Alessandro de Melo, Unicentro

Doutor em Educação. Docente do PPGE e do Curso de PEdagogia da Unicentro. Coordenador do Grupo de Pesquisas em Trabalho, Educação e História.

Débora Ribeiro, Universidade Estadual do CEntro-Oeste do Paraná, Unicentro

Mestra em Educação pela Unicentro. Integrante do Grupo de Estudos em Trabalho, Educação e História.

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Publicado

2019-12-19

Como Citar

Melo, A. de, & Ribeiro, D. (2019). Interculturalidade e educação infantil: reflexões sobre a prática pedagógica // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019039. CONJECTURA: Filosofia E educação, 24, e019039. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/6812

Edição

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Artigos