Desafios para a inclusão de estudantes com deficiências físicas: uma revisão de literatura // DOI: 10.18226/21784612.v23.n3.9

Autores

  • Cláudia Alquati Bisol Universidade de Caxias do Sul
  • Carla Beatris Valentini Universidade de Caxias do Sul
  • Rafaella Ghidini Stangherlin Universidade de Caxias do Sul
  • Priscila Paolla Peyrot Bassani Universidade de Caxias do Sul

Resumo

Observa-se, no Brasil, um movimento significativo para consolidação de escolas inclusivas em que estudantes com deficiência possam encontrar efetivas possibilidades de aprendizagem. Este artigo apresenta uma revisão de literatura realizada com o objetivo de identificar, em artigos nacionais, os principais desafios à inclusão de estudantes com deficiência física em escolas comuns. Para situar a análise, uma discussão introdutória a respeito do conceito de deficiência física permite compreendê-lo como uma construção influenciada pelo paradigma ou modelo de deficiência (religioso, médico e social). A revisão de literatura foi realizada utilizando o banco de dados do Portal de Periódico da Capes, por meio do cruzamento dos descritores deficiência física, inclusão escolar, educação inclusiva e paralisia cerebral. Os 29 artigos selecionados foram analisados utilizando a análise de conteúdo qualitativa. O presente artigo apresenta uma discussão de quatro categorias (formação de professores, tecnologia assistiva, rede de apoio especializado e adaptações curriculares). A análise permitiu identificar aspectos específicos relativos à inclusão de estudantes com deficiência física. Em relação à formação de professores, os estudos destacam as demandas ocasionadas pela perspectiva da inclusão e as críticas à formação inicial e continuada. Outros aspectos evidenciados são o desconhecimento acerca da tecnologia assistiva ou de seu uso, a falta de recursos e as barreiras que os estudantes continuam enfrentando. Os estudos apontam, ainda, à necessidade de dar maior apoio às equipes multidisciplinares nas escolas e à importância das adaptações curriculares à aprendizagem e ao desenvolvimento dos estudantes com deficiência. As pesquisas revelam que estamos longe ainda de ter as condições ideais para aprendizagem e desenvolvimento integral de estudantes com deficiência física em nossas escolas.

Palavras-chave: Deficiências físicas. Inclusão educacional. Educação inclusiva. Educação especial.

Biografia do Autor

Cláudia Alquati Bisol, Universidade de Caxias do Sul

Dra. em Psicologia - UFRGS

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - UCS

Carla Beatris Valentini, Universidade de Caxias do Sul

Dra. em Informática na Educação - UFRGS

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - UCS

Rafaella Ghidini Stangherlin, Universidade de Caxias do Sul

Graduação em Psicologia

Priscila Paolla Peyrot Bassani, Universidade de Caxias do Sul

Graduanda de Psicologia

Bolsista de Iniciação Científica - CNPq

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Publicado

2018-12-26

Como Citar

Bisol, C. A., Valentini, C. B., Stangherlin, R. G., & Bassani, P. P. P. (2018). Desafios para a inclusão de estudantes com deficiências físicas: uma revisão de literatura // DOI: 10.18226/21784612.v23.n3.9. CONJECTURA: Filosofia E educação, 23(3), 601–619. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/6711

Edição

Seção

Artigos