Formação de professores na Educação Profissional: uma análise sobre a dimensão pedagógica // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019003

Autores

Resumo

O artigo examina as perspectivas de formação pedagógica de professores, no âmbito da educação profissional no Brasil, olhando-as a partir de resultados de estudos. A investigação consiste em uma análise qualitativa e interpretativa, baseada em uma análise de conteúdo, sobre dissertações e teses voltadas à temática ‘formação pedagógica de professores na educação profissional’, produzidas no período compreendido entre 2005-2015. Este recorte temporal foi estabelecido tendo em vista a expansão dos estudos sobre esta temática, concomitante a expansão da própria educação profissional em nosso país. Os dados foram analisados sob a luz das perspectivas teóricas relacionadas à profissionalidade e constituição docente, esboçadas por Maurice Tardif, José Contreras e José Gimeno Sacristán. Os resultados evidenciaram perspectivas distintas de formação pedagógica docente, das quais duas são discutidas neste artigo: formação profissional docente que prioriza a articulação entre teoria e prática e a complementaridade entre disciplinas e dimensões formativas, na medida em que os docentes reconhecem a importância e valorizam a dimensão pedagógica da formação para a concretização da prática profissional; e formação profissional docente que se concretiza mediante a constituição profissional do professor e a prática pedagógica, visto que para um grupo de professores desta modalidade de educação o conhecimento prático assume centralidade na constituição docente.

Palavras-chave: Formação de professores. Educação Profissional.
Formação pedagógica. Profissionalidade.

Biografia do Autor

Adriana Richit, Universidade Federal da Fronteira Sul

Adriana Richit

Doutora em Educação Matemática - UNESP

Pós-doutorado em Educação Matemática - Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.

Professora, nível Adjunto IV, da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus de Erechim - Erechim, RS Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Vice coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFFS.

Coordenadora do Grupo do Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias - GEPEM@T

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Leandro Hupalo, Universidade do Alto do Vale do Rio do Peixe

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade
Federal da Fronteira Sul. Professor na Universidade do Alto Vale de Rio do Peixe.

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Publicado

2019-05-15

Como Citar

Richit, A., & Hupalo, L. (2019). Formação de professores na Educação Profissional: uma análise sobre a dimensão pedagógica // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019003. CONJECTURA: Filosofia E educação, 24, e019003. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/5821

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Artigos