Manifesto dos Educadores Mais Uma Vez Convocados: a concepção de público // DOI: 10.18226/21784612.v23.n1.7

Autores

  • José Edimar de Souza Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Darciel Pasinato UNISINOS

Resumo

O presente artigo trata sobre o Manifesto dos Educadores Mais Uma Vez Convocados: a concepção de público. O problema do artigo busca responder a uma questão central: qual a concepção de público presente no Manifesto dos Educadores Mais Uma Vez Convocados em 1959? O objetivo geral é analisar os problemas educacionais no Brasil, como a falta de educação pública, gratuita, obrigatória e laica, assim como a falta de verbas para a escola pública no contexto das décadas de 1950 e 1960. A pesquisa é de natureza bibliográfica-documental. Utilizaremos como fontes de pesquisa, livros, capítulos de livros, dissertações, artigos em periódicos e dois importantes documentos: o Manifesto de 1932 e o Manifesto de 1959. O artigo além da introdução e das considerações finais, divide-se em três partes. Na primeira parte, estudaremos a origem do Manifesto de 1959. Já na segunda parte, descreveremos as inovações do Manifesto de 1959 em relação ao Manifesto de 1932. Na terceira e última parte, analisaremos a concepção de público presente no Manifesto dos Educadores de 1959.

Palavras-chave: Concepção de público. Manifesto de 1932. Manifesto de 1959.

Biografia do Autor

José Edimar de Souza, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Doutour em Educação 

Pós-doutor em Educação

Darciel Pasinato, UNISINOS

Mestre em Educação

Doutorando em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos

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Publicado

2018-04-28

Como Citar

Souza, J. E. de, & Pasinato, D. (2018). Manifesto dos Educadores Mais Uma Vez Convocados: a concepção de público // DOI: 10.18226/21784612.v23.n1.7. CONJECTURA: Filosofia E educação, 23(1), 114–136. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/5229

Edição

Seção

Artigos