Sobre a escuta como acolhimento do outro: fragmentos de uma poética da escuta como caminho de formação humana // DOI: 10.18226/21784612.v22.n3.9

Autores

  • Maria Verónica Pascucci Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Resumo

Em meio ao tempo e ao ritmo estabelecidos pela dinâmica social da atualidade, caracterizada por uma paisagem sonora que conduz ao desapego e ao distanciamento afetivo nas relações, exaurindo os próprios sentidos da vida humana, este trabalho pretende retomar o sentido ético da escuta como condição primordial de acesso à verdade, uma escuta que, para além do simples ouvir, permita espreitar os sons que constituem a singularidade dos sujeitos e do mundo e dão a tônica da sua existência. Estabelece relações entre o Logos segundo Heráclito, música encantatória no seu sentido original que, por ser linguagem, comunica e diz algo, e a mousiké grega cujo poder de en-cantamento traz aos sujeitos a verdade como voz que orienta a vida. Destaca as artes da existência apontadas por Foucault na epiméleia heautou associada a melos e melodia, aquilo que canta e encanta desde algum lugar do sujeito e o apela a se interessar por determinada pessoa, objeto ou acontecimento. Dessa forma, a verdade do sujeito é sonora, manifestase como linguagem, como canto que se dá, se doa, na condição de escuta dos sujeitos dispostos, na sua abertura, a ouvi-la. À luz do pensamento de Sloterdijk (apud ROCCA, 2006, 2007, 2008), identifica as esferas sonoras como o domínio onde as palavras primigênias, fundadoras do ser, ressoam revelando sua origem e essência. Coloca a música como uma arte de viver que atua como elemento reorganizador do conhecimento que construímos sobre o mundo e sobre nós mesmos. Focaliza as ressonâncias formativas do gesto de escutar e silenciar como parte de uma disposição [Stimmung] vital para lidar com conflitos e tensões de nossa época.

Palavras-chave: Logos. Música. Escuta. Acolhimento do outro.

Biografia do Autor

Maria Verónica Pascucci, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Pós-Doutorado em Educação pela UFPE (2014). Doutora em Educação pela Unesp. Marília. SP (2010). Mestre em Educação pela UnB. ((2005). Fez curso de Pedagogia Waldorf com especialização em Música pelo Seminar für Waldorfpädagogik (Alemanha, 1987). Possui especialização em Regência de Orquestra pela Musikhochschule für Musik und Darstellende Kunst (Alemanha, 1996).Graduada em Muiscoterapia pela Universidade de El Salvador (Argentina, 1972). Possui Magistério pelo Instituto Juan Bautista Debravant (1969). É professora Superior de Piano pelo Conservatório Superior de Música A. Ameri (1969). Atualmente é professora Adjunta da UFMA, lotada no Departamento de Artes, Curso de Música/Licenciatura. 

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Publicado

2017-12-22

Como Citar

Pascucci, M. V. (2017). Sobre a escuta como acolhimento do outro: fragmentos de uma poética da escuta como caminho de formação humana // DOI: 10.18226/21784612.v22.n3.9. CONJECTURA: Filosofia E educação, 22(3), 561–575. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/5187

Edição

Seção

Artigos