Por uma crítica contemporânea da educação: Justiça Ambiental e o caso das comunidades quilombolas de Oriximiná - PA // DOI: 10.18226/21784612.v23.n1.6

Autores

Resumo

O presente artigo pretende elucidar questões relacionadas ao pensamento ecológico contemporâneo, antropológico e social relacionado à Ecologia Política e a Justiça Ambiental, assim como, o caso das comunidades de Oriximiná/PA que trazem para o bojo das discussões uma profunda crítica aos paradigmas dominantes do conhecimento ambiental contemporâneo e da própria Educação Ambiental. O estudo confere a importância da investigação sobre o tema já que a ecologia política se estabelece no espaço que é do conflito, da disputa pela reapropriação da natureza e da cultura, onde natureza e cultura resistem frente à imposição de valores e processos - simbólicos, ecológicos, epistemológicos, políticos - ao se transformarem em termos de valores de mercado. 

Palavras-chave: Justiça Ambiental. Ecologia Política. Educação Ambiental.

Biografia do Autor

Vilmar Alves Pereira, Universidade Federal do Rio Grande

Professor e Pesquisador no Instituto de Educação em Fundamenetos da Educaçã oAmbiental no Programa de  Pós Graduação em Educação Ambiental - PPGEA -FURG. Editor Chefe  da Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental da FURG. -REMEA.

Jacqueline Rogério Carrilho Eichenberger, Universidade Federal do Rio Grande

Doutoranda em Educação Ambiental (PPGEA/FURG). Filosofa. Membro integrante do Grupo de Estudos Fundamentos da Educação Ambiental e  do corpo Editorial Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental – REMEA/PPGEA/FURG.

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Publicado

2018-04-28

Como Citar

Pereira, V. A., & Eichenberger, J. R. C. (2018). Por uma crítica contemporânea da educação: Justiça Ambiental e o caso das comunidades quilombolas de Oriximiná - PA // DOI: 10.18226/21784612.v23.n1.6. CONJECTURA: Filosofia E educação, 23(1), 97–113. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/5041

Edição

Seção

Artigos