Travessias de uma pesquisa: mapeando algumas ferramentas metodológicas da análise do discurso em Michel Foucault // DOI: 10.18226/21784612.v22.n2.05

Autores

Resumo

O presente trabalho trata-se de uma discussão sobre algumas ferramentas da análise do discurso de Michel Foucault. Tal estudo se deu a partir de uma tese de doutorado que analisou o modo pelo qual a revista Veja coloca em funcionamento e potencializa um dispositivo da Educação Ambiental no século XXI. As análises situam-se a partir das reportagens de capa da revista Veja de 2001 até a atualidade. Evidencia-se uma determinada constituição discursiva de Educação Ambiental na revista, porém esta funciona em relação a outras práticas contemporâneas. Compreende-se que o dispositivo em estudo não se fabrica apenas nos ditos da revista, mas ela é uma das formas de potencializá-lo, tornando-o visível e enunciável na atualidade. Porém, outros elementos a auxiliam e atualizam tal dispositivo, há uma rede discursiva em torno da EA muito potente e heterogênea Assim, trabalha-se com ferramentas analíticas que fortalecem o trabalho: enunciação, enunciado, discurso, dispositivo, relações de poder e modos de subjetivação. Esta empreitada de estudos alinha-se aos autores da perspectiva Pós-estruturalista e dos Estudos Culturais. O estudo tornou possível entender que há uma constituição de determinado domínio de saber, colocado em funcionamento a partir de relações de poder, que subjetivam os sujeitos a certas práticas ambientalmente “necessárias”. Nesse sentido, os ditos em torno da questão ambiental se pautam em emblemas muito caros aos pesquisadores da EA, isso porque, parece, muitas vezes, que lhes é repassada a tarefa de encontrar o caminho certo para fazer uma adequada Educação Ambiental. Na contramão de tais emblemas, o movimento do trabalho em questão é o de colocar-se a pensar de que modo a EA foi se conjecturando e funcionando como um dispositivo potente neste século.

Palavras-chave: Educação Ambiental. Ferramentas Analíticas. Michel Foucault.

Biografia do Autor

Bárbara Hees Garré, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense

Graduada em pedagogia pela Universidade Católica de Pelotas (2000), Mestre em Educação em Ciências (2011) e Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG (2015). Professora do Curso de Licenciatura em Computação e do Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia do IFSUL Campus Pelotas. Possui artigos científicos publicados em revistas qualificadas no campo da Educação.

Paula Corrêa Henning, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Graduada em pedagogia pela Universidade Católica de Pelotas (2000), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2003) e Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008). Professora Associada do Instituto de Educação, dos Programas de Pós-graduação em Educação em Ciências (PPGEC) e Educação Ambiental (PPGEA) da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Possui inúmeros artigos científicos publicados em revistas qualificadas no campo da Educação.

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Publicado

2017-06-26

Como Citar

Garré, B. H., & Henning, P. C. (2017). Travessias de uma pesquisa: mapeando algumas ferramentas metodológicas da análise do discurso em Michel Foucault // DOI: 10.18226/21784612.v22.n2.05. CONJECTURA: Filosofia E educação, 22(2), 300–319. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4723

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Artigos