Regulação e controle na Pós-Graduação: do produtivismo acadêmico à noção de excelência com pertinência territorial

Autores

  • Ana Maria Machado UNIPLAC
  • Maria Selma Grosch UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE
  • Vanice dos Santos UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE

Resumo

Resumo: Focamos neste trabalho algumas das tensões vivenciadas por professores pesquisadores vinculados ao sistema de Pós-graduação (PG) brasileiro, no contexto das transformações recentes da universidade. Os protagonistas da PG buscam alternativas éticas para o que consideram descaminhos na produção de conhecimentos no contexto científico. O trabalho decorre dos resultados de um conjunto de pesquisas sobre temas associados à produção em nível stricto sensu, desenvolvidas na última década por diversos pesquisadores em grupos ou projetos de investigação (a maioria deles financiados). Os resultados vêm mostrando cada vez maior interferência de organismos nacionais de regulação, controle e avaliação do sistema de PG no funcionamento da universidade, ferindo a sua autonomia. Em consequência, os professores pesquisadores que atuam na PG veem-se compelidos a obedecer a dois ‘patrões’, ou ‘senhorios’, cujas exigências são distintas e não raro antagônicas. Diante dos frequentes conflitos entre as exigências, prevalece a subserviência ao órgão externo, já que as próprias IES estão sob avaliação destes órgãos. Neste contexto, emerge o debate sobre a excelência da produção acadêmico-científica, trazendo-se à tona os limites da produção/produtivismo.  Como contribuição trazemos a noção de pertinência territorial para pensar outra possível modalidade de excelência. Por fim, enriquecemos a discussão da problemática, a partir da perspectiva do pensamento decolonial, que envolve a crítica ao eurocentrismo vigente em nossa academia e propõe o ‘penso onde sou’ (MIGNOLO, 2010) como caminho para que a produção científica encontre alternativas, conectadas com as realidades e necessidades dos territórios em que estão instaladas as universidades e seus programas de PG.

Biografia do Autor

Maria Selma Grosch, UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE

Possui graduação em Pedagogia - Supervisão Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras de Palmas (1992) Mestrado em Educação pela FURB-Fundação Universidade Regional de Blumenau (1998). Doutorado em Educação pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, no PPGE- Linha de Pesquisa: Educação, História e Política. Professora aposentada da FURB - Universidade Regional de Blumenau. Docente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGE) na UNIPLAC- Universidade do Planalto Catarinense.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação Continuada de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: mediação-pesquisa-aprendizagem, formação continuada DE PROFESSORES-políticas de formação.

Vanice dos Santos, UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Docente pesquisadora no PPGE da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC). Assessora de Educomunicação na 23ª Coordenadoria Regional de Educação/RS. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino de Filosofia e Educação Filosófica - Regional Planalto Catarinense (UNIPLAC), pesquisadora associada ao Grupo de Pesquisa em Tecnopoéticas, Neuroestética e Cognição (UFRGS, UNILASALLE, CNPq), ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Saúde e Qualidade de Vida (Gepesvida) e ao Grupo de Pesquisa Rede de egressos: conhecimento para transformação social. Filiada a Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPeducom). Participa como avaliadora em eventos e periódicos acadêmicos. Doutora em Educação (PPGEDU/UFRGS), Mestre em Filosofia e Licenciada em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Especialista em Tutoria em Educação a Distância pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Especialista em Teoria e Prática Pós-construtivista das Aprendizagens Escolares (GEEMPA/RS). Têm experiência tanto na área de Educação como de Filosofia e Novas Tecnologias, em especial nos processos formativos, nas temáticas de educação filosófica e filosofia na era do digital. Membro do Conselho Editorial da Uniplac. Representante do Stricto Sensu no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Uniplac.

Downloads

Publicado

2017-01-26

Como Citar

Machado, A. M., Grosch, M. S., & Santos, V. dos. (2017). Regulação e controle na Pós-Graduação: do produtivismo acadêmico à noção de excelência com pertinência territorial. CONJECTURA: Filosofia E educação, 22(1), 52–68. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4442

Edição

Seção

Artigos