Algumas reflexões tanatológicas de caráter educacional no pensamento de Platão // DOI: 10.18226/21784612.v21.n3.07

Autores

  • Gustavo Araújo Batista Universidade de Uberaba

Resumo

Resumo: A versatilidade da sua filosofia faz de Platão (428/7-348/7 A.C) um pensador que, perenemente, fornece matéria para reflexão sobre vários temas, inclusive o da morte. No Fédon, ao tratar dos últimos momentos de Sócrates (471/470-399 A.C), Platão elabora seu ideário acerca da morte de maneira que, educacionalmente, seja possível refletir sobre ela. O objetivo é extrair, de algumas de suas obras, excertos que permitam articular, no âmbito do pensamento platônico, a seguinte tétrade: educação, filosofia, morte e virtude. A exposição adotada tem seguinte procedimento: primeiro, abordagem sumária sobre aspectos ontológicos, gnosiológicos, antropológicos, morais e sociais da filosofia platônica; segundo, explanação de convergências dos supracitados aspectos, para apontamentos de ordem educacional acerca da morte. O procedimento é de uma pesquisa teórica, servindo-se de uma metodologia analítica, cujo aporte baseia-se em autores como: JAEGER (2003), PAVIANI (2008), REALE (1997) e TEIXEIRA (2006). Este trabalho justifica-se pela fertilidade reflexiva proporcionada pela filosofia platônica, especialmente no que se refere à exequibilidade de uma reflexão tanatológica de caráter educacional. O que se aponta como resultado é a constatação de que Platão propõe a morte como uma questão educacional, pois raciocinar em torno da existência humana, sob a hipótese da sua continuidade ou finitude, é algo suscitado pela possibilidade da morte, a qual levanta questões em torno daquilo que o ser humano é, assim como em torno daquilo que o ser humano deve fazer ou esperar, o que, efetivamente, vincula-se à problemática da virtude.

Palavras-chave: Educação. Filosofia. Morte. Platão. Virtude. 

Biografia do Autor

Gustavo Araújo Batista, Universidade de Uberaba

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU;2001); cursou também Filosofia pela mesma universidade (UFU;1998). Além disso, possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU;2003) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP;2008), assim como Pós-Doutorado em Educação pela sua alma-mater (UFU; 2011). Atualmente, é professor na Universidade de Uberaba (UNIUBE) e na Fundação Carmelitana Mário Palmério (FUCAMP), mantenedora da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FACIHUS). Tem experiência docente nas áreas de Letras, de Filosofia, de Pedagogia, de Teologia, de Enfermagem, de Cíências Biológicas, de Direito e de Administração, além de docência e pesquisa na pós-graduação stricto sensu em Educação, com ênfase em Fundamentos Teóricos (Filosóficos e Históricos) da Educação. Seus principais temas de atuação são: Fundamentos Teóricos da Educação (Filosofia e História da Educação) e Filosofia Comparada da Educação. Ademais, tem atuado, desde 2011, como Pesquisador da REDECENTRO (Rede de Pesquisadores sobre o Professor da Região Centro-Oeste).

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Publicado

2016-09-06

Como Citar

Batista, G. A. (2016). Algumas reflexões tanatológicas de caráter educacional no pensamento de Platão // DOI: 10.18226/21784612.v21.n3.07. CONJECTURA: Filosofia E educação, 21(3), 582–603. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4289

Edição

Seção

Artigos