A educação para a democracia entre a vulnerabilidade e a autossuficiência humana // DOI: 10.18226/21784612.v21.n3.02

Autores

  • Angelo Vitório Cenci Universidade de Passo Fundo
  • Edison Alencar Casagranda Universidade de Passo Fundo/RS

Resumo

O artigo toma Martha Nussbaum como referência para tematizar a tensão clássica existente entre vulnerabilidade e autossuficiência humana e discutir as implicações de tal tensão ao campo da educação para a democracia. Defende-se a posição que a educação para a vida democrática depende do modo como tal tensão é conduzida nos processos educativos. Desse modo, dado que tanto a vulnerabilidade quanto a autossuficiência são aspectos intrínsecos à condição humana, a educação para a democracia depende do cultivo de uma autossuficiência moderada na busca de sentido para a vulnerabilidade humana. Tal cultivo passa, pois, por orientar a vulnerabilidade humana em direção a uma autossuficiência que não perca de vista a fragilidade do bem viver humano.

Palavras-chave: Vulnerabilidade. Autossuficiência. Condição humana. Educação para a democracia. 

Biografia do Autor

Angelo Vitório Cenci, Universidade de Passo Fundo

Angelo Vitório Cenci: professor do curso de filosofia e do PPG em educação da UPF/RS.

 

Edison Alencar Casagranda, Universidade de Passo Fundo/RS

Edison Alencar Casagranda: professor do curso de filosofia da UPF/RS.   A

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Publicado

2016-09-06

Como Citar

Cenci, A. V., & Casagranda, E. A. (2016). A educação para a democracia entre a vulnerabilidade e a autossuficiência humana // DOI: 10.18226/21784612.v21.n3.02. CONJECTURA: Filosofia E educação, 21(3), 478–495. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4089

Edição

Seção

Artigos