O pensamento em constelação adorniano como possibilidade de reflexão crítica sobre as práticas formativas em contextos educativos // Thought on Adorno's constallation as critical reflection possibility of practice formation in educational contexts

Autores

  • Alex Sander da Silva UNESC
  • Jéferson Luís de Azeredo Unesc
  • Ricardo Luiz de Bittencourt Unesc

Resumo

Este texto pretende apresentar reflexões acerca do pensamento em constelação proposto por Adorno para problematizar as práticas formativas colocadas em movimento nos contextos educativos. Para tanto, nos utilizamos da pesquisa bibliográfica para pensar criticamente sobre a formação dos sujeitos nos contextos educativos. Inspirados no pensamento adorniano nos reportamos ao conceito de constelação e, posteriormente, às categorias de emancipação e autorreflexão. As problematizações construídas nesse trabalho podem contribuir para o desvelamento da multiplicidade de questões que envolvem a complexidade do campo educativo e dos sujeitos que ali se constituem. Indicam a necessidade de compreender que um conceito se entrelaça com outros conceitos, que ultrapassa a linearidade e a busca de um ponto de chegada. Nessa direção, é imprescindível redimensionar os processos de formação docente, ampliando as perspectivas de formação e promovendo experiências de autorreflexão da própria razão.

Palavras chaves: Constelação. Emancipação. Autorreflexão.

Biografia do Autor

Alex Sander da Silva, UNESC

Possui graduação em Filosofia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1996) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande de Sul (2010). Pós-Doutorado PNPD/CAPES no PPGE/UNIMEP. Coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (2011-2013). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Formação Cultural e Sociedade (GEFOCS). Foi organizador do livro ?Tessituras pedagógicas da produção discente? do ano de 2009 e co-organizador da obra "Educação, Pesquisa e Produção do Conhecimento: abordagens contemporâneas" (2013). Editor da Revista Criar Educação e professor do Programa Pós-Graduação em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (PPGE/UNESC). Tem experiência na área de Filosofia da Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, Filosofia da Educação e Teoria Crítica da Educação, Educação Étnico-Racial, Formação Cultural, Ética e Estética na Educação.

Jéferson Luís de Azeredo, Unesc

Mestre em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC; Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior; Bacharelado em Filosofia pela UNIFEBE; Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília - UCB; Participante/pesquisador do Grupo de Pesquisa: LITTERA, e do grupo GEFOCS. Professor do grupo de Extensão, "Filosofia vai à Terceira Idade: cultivando e cuidado de si". E do grupo: "Cidadania, Meio ambiente e formação crítica: discutindo e produzindo conceitos com adolescentes e suas famílias a partir dos produtos midiáticos.", em que atua como coordenador. Coordenador de Área de Gestão do PIBID - CAPES. 2014-2018.

Ricardo Luiz de Bittencourt, Unesc

Possui graduação em Pedagogia pela União das Faculdades de Criciúma (1992), Licenciatura em Filosofia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2014), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Na rede pública estadual atua na EEB Engenheiro Sebastião Toledo dos Santos como docente no Curso de Magistério. Foi coordenador do curso de Pedagogia, Diretor de Graduação, Diretor da Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação e Pró-Reitor de Ensino de Graduação da UNESC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores. Atualmente é Coordenador e professor adjunto no curso de Pedagogia. Atua como docente nos PPGs em Ciências da Saúde e Ciências Ambientais da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Coordena o Subprojeto Interdisciplinar do Programa de Iniciação à Docência. É lider do Grupo de Pesquisa Políticas, Saberes e Práticas de Formação de Professores e do Grupo de Estudos sobre Universidade - GEU UNESC.

Downloads

Publicado

2016-03-22

Como Citar

Silva, A. S. da, Azeredo, J. L. de, & Bittencourt, R. L. de. (2016). O pensamento em constelação adorniano como possibilidade de reflexão crítica sobre as práticas formativas em contextos educativos // Thought on Adorno’s constallation as critical reflection possibility of practice formation in educational contexts. CONJECTURA: Filosofia E educação, 21(2), 275–287. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3998

Edição

Seção

Artigos