A (in)determinância do capital cultural e do background no desempenho dos bolsistas Prouni: das notas além do esperado às hipóteses de resultados improváveis // The indeterminacy of the cultural capital and background in the Prouni scholarship students

Autores

  • Julio C. G. Bertolin Universidade de Passo Fundo-UPF
  • Cristina Fioreze Universidade de Passo Fundo-UPF

Resumo

Estudos sobre eficácia escolar, bem como o conceito de capital cultural de Pierre Bourdieu (1979), evidenciam que o contexto socioeconômico e cultural – ou o background – exerce papel fundamental nas notas e resultados obtidos pelos estudantes em exames. Ou seja, segundo esta teoria, alunos com menor background tenderiam a apresentar desempenho inferior em comparação com alunos oriundos de um contexto socioeconômico e cultural mais privilegiado. Nesse sentido, considerando que os bolsistas do Programa Universidade para Todos (Prouni) devem possuir desvantagem de background em relação aos seus colegas pagantes, tendencialmente o seu desempenho deveria ser inferior, afinal o programa, criado em 2004, busca viabilizar o acesso à educação superior por meio da concessão de bolsas de estudos integrais ou parciais de 50%, a estudantes com renda familiar per capita de zero a três salários mínimos que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou em escolas privadas na condição de bolsistas. Entretanto, percepções subjetivas de docentes indicam que nem sempre é isso que ocorre, ou seja, bolsistas estariam obtendo, em diversas situações, melhores resultados que os colegas pagantes nas disciplinas que cursam em instituições privadas. Nesse contexto, com o objetivo de refletir sobre aspectos fundamentais da qualidade e da equidade do Prouni, o presente artigo problematiza a suposta superioridade de notas dos bolsistas em disciplinas e no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e, ao mesmo tempo, analisa hipóteses que explicariam o desempenho além do esperado desses estudantes provenientes de meios populares. Quanto ao desenvolvimento metodológico da pesquisa, são utilizadas duas fontes de dados. A primeira delas é composta por microdados das avaliações de disciplinas (por curso) de uma universidade comunitária do Rio Grande do Sul entre os anos de 2009 e 2012. A segunda consiste nos dados do Enade referentes ao ano de 2006.

Palavras-chave: Capital cultural. Background. Educação superior. Prouni.

Biografia do Autor

Julio C. G. Bertolin, Universidade de Passo Fundo-UPF

Possui doutorado em Educação e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou estágio de doutoramento em qualidade em educação superior na Universidade de Aveiro - Portugal e Pós-doutorado no Centre for Research in Higher Education Policies (CIPES), em Portugal. Atualmente é professor titular e pesquisador da Universidade de Passo Fundo (UPF). Fez parte da Comissão Especial de Avaliação (CEA) do Ministério da Educação (MEC) do governo brasileiro que elaborou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Atuou como consultor da UNESCO, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do MEC no desenvolvimento de sistemas de avaliação da educação superior. É avaliador de instituições da Comisión Nacional de Acreditación (CNA) do Chile e de instituições e cursos de graduação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Tem experiência em pesquisas, planejamento e avaliação na educação superior.

Cristina Fioreze, Universidade de Passo Fundo-UPF

Curso de Serviço Social

Faculdade de Educação

Universidade de Passo Fundo

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Publicado

2016-02-11

Como Citar

Bertolin, J. C. G., & Fioreze, C. (2016). A (in)determinância do capital cultural e do background no desempenho dos bolsistas Prouni: das notas além do esperado às hipóteses de resultados improváveis // The indeterminacy of the cultural capital and background in the Prouni scholarship students. CONJECTURA: Filosofia E educação, 21(2), 288–308. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3816

Edição

Seção

Artigos