Projeto político-pedagógico: possíveis articulações com aspectos culturais locais e educação do campo // Pedagogical political project: possible joints with cultural and local aspects and education of the field

Autores

  • Rerlen Ricardo Silva Paglia UNIVILLE
  • Silvia Sell Duarte Pillotto UNIVILLE

Resumo

O presente artigo é fruto de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação e de uma demanda da Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke, que temos atuado em projetos de extensão desde 2014. A referida Escola tem se preocupado em ressignificar seu Projeto Político Pedagógico – PPP, tentando articular aspectos culturais locais ao currículo, sobretudo, em suas práticas. Desta forma, a pesquisa centrou seus estudos e ações educativas/investigativas nas seguintes indagações: como realizar ações a partir das questões culturais locais? Em que sentido essas questões contribuem para um ensino e aprendizado significativos? Como construir um PPP, que articule essas questões e que tenha realmente a participação de todos os seguimentos - gestão, professores, alunos, comunidade e pesquisador? Portanto, o objetivo da pesquisa foi ressignificar e implementar  o PPP da Escola Agrícola “Carlos Heins Funke”, em Joinville/SC, juntamente com seus protagonistas (gestores, professores, funcionários, estudantes e representantes da comunidade), a fim de analisar as contribuições de um projeto que articula experiências culturais as questões técnicas e conceituais. Para nos ajudar no desenvolvimento da pesquisa, alguns autores foram fundamentais, a exemplo: Saviani (1983);Veiga (2013); Gadotti (2000); Freire (2002); Arroyo (2008); Caldart (2004 Ferreira, P. (1995), entre outros. Pensando em uma pesquisa, com abordagem qualitativa, que levasse em conta a participação de todos e que fosse de forma interativa, a metodologia utilizada foi a ‘Pesquisa Ação’ fundamentada em Thiollent (2011) e o instrumento ‘Grupo Focal’ baseado nos preceitos de Dias (2015) e Gatti (2005). Foram desenvolvidos dois grupos focais para preservar as características e similaridades dos participantes, o primeiro grupo com professores e gestores e o segundo com pais, associação de pais e professores (APP) e estudantes. Os dados coletados foram transcritos, organizados e analisados utilizando a Análise de Conteúdo à luz de Bardin (2011). Os resultados demonstram que as demandas da comunidade acadêmica, tais como: interdisciplinaridade, eventos culturais locais, uniforme dos estudantes, transporte dos alunos e as características diferenciadas da escola devem estar presentes no Projeto Político-Pedagógico, pois assim, tais peculiaridades serão oficializadas e valorizadas no documento e perpetuadas na memória e na identidade de toda a região.

Palavras-chave: Práticas educativas. Educação do campo. Projeto Político-Pedagógico. Cultura. Grupo Focal.

Biografia do Autor

Rerlen Ricardo Silva Paglia, UNIVILLE

Mestrando em Educação na UNIVILLE. Possui Graduação - Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Lavras (2004) e especialização em Gestão Pública pelo CETEP (2009). Atualmente é Técnico em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Paraná e coordena o projeto de extensão intitulado: "Apoio pedagógico para escolas do campo - parceria entre prefeitura municipal de Joinville e UFPR".  O projeto pretende auxiliar, de forma coletiva, a construção de práticas pedagógicas que utilizem os conteúdos estruturantes do ensino fundamental e médio, utilizando como tema o entorno da escola e a vida dos estudantes. O projeto será desenvolvido na Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke, no município de Joinville/SC.

Silvia Sell Duarte Pillotto, UNIVILLE

Pós-Doutora no Instituto Estudos da Criança - IEC na Universidade do MINHO - UMINHO, Braga/Portugal em 2007/2008. Doutora em Engenharia de Produção (Gestão da Qualidade) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2003); Mestre em Educação (Currículo) pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1997) Especialista em Fundamentos Estéticos para a Arte na Educação pela Faculdade de Artes do Paraná (1992); Graduada em Educação Artística - Habilitação Artes Plásticas pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina - UDESC (1983) Professora titular nos cursos de Artes Visuais e Pedagogia na Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE e nos Programas de Pós-Graduação - Mestrado em Educação e Patrimônio Cultural e Sociedade; Pesquisadora e coordenadora de Núcleo de Pesquisa, possui experiência nas áreas de Artes, Gestão, Currículo, Avaliação e Arte/Educação. Avaliadora do INEP, atua nos seguintes níveis da educação: educação superior e pós-graduação. Autora de vários livros publicados, desenvolve formação continuada e consultoria nas áreas citadas.

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Publicado

2015-10-15

Como Citar

Paglia, R. R. S., & Pillotto, S. S. D. (2015). Projeto político-pedagógico: possíveis articulações com aspectos culturais locais e educação do campo // Pedagogical political project: possible joints with cultural and local aspects and education of the field. CONJECTURA: Filosofia E educação, 21(1), 114–131. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3803

Edição

Seção

Artigos