Cyberbullying: preocupação dos professores e o envolvimento da escola // Cyberbullying: preocupation of teachers and school's involvement

Autores

  • Maria José Carvalho de Souza Domingues FURB - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
  • Silvana Silva Vieira Tambosi FURB - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
  • Vanessa Edy Dagnoni Mondini FURB - UUNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
  • Gustavo da Rosa Borges FURB (UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU).

Resumo

Inicialmente restrita aos muros escolares, a violência entre alunos passou a se manifestar também de forma online, por meio de redes sociais, estabelecendo a expressão cyberbullying. Sob esta perspectiva, há um consenso na literatura da área, de que cabe à escola se posicionar e assumir o compromisso de inibir estas práticas e estimular o convívio pacífico entre os alunos, dentro e fora da escola. Apesar da relevância da questão, a temática do cyberbullying ainda é pouco estudada de forma empírica. Observa-se uma lacuna de informações no que se refere aos atores que podem atuar como agentes de prevenção e controle a este tipo de violência, os professores. Este estudo tem como objetivo analisar a influência da preocupação dos professores no envolvimento da escola frente às práticas de cyberbullying. Para isso, foi realizada uma pesquisa junto a 112 professores de ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas do município de Blumenau/SC. Os dados foram analisados por meio de análise fatorial exploratória e equações estruturais. Os resultados indicaram que os professores demonstram maior preocupação quando percebem que o problema do cyberbullying é real e afeta os alunos. Quanto ao envolvimento da escola, verificou-se a necessidade de se estabelecer parcerias entre as instituições de ensino e a comunidade, promover assembleias alusivas ao tema nas escolas e fornecer aconselhamento aos jovens no próprio ambiente escolar. Por fim, observou-se que a preocupação dos professores com as práticas de cyberbullying influencia a sua crença de que o envolvimento da escola é importante, despertando a necessidade de posturas mais proativas para o combate a este malefício.

Palavras-chave: Cyberbullying. Escola. Professores.

Biografia do Autor

Maria José Carvalho de Souza Domingues, FURB - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU

Profa. Doutora do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis e Administração - FURB (UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU).

Silvana Silva Vieira Tambosi, FURB - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis e Administração - FURB (UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU).

Vanessa Edy Dagnoni Mondini, FURB - UUNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis e Administração - FURB (UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU).

Gustavo da Rosa Borges, FURB (UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU).

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis e Administração - FURB (UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU).

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Publicado

2015-09-14

Como Citar

Domingues, M. J. C. de S., Tambosi, S. S. V., Mondini, V. E. D., & Borges, G. da R. (2015). Cyberbullying: preocupação dos professores e o envolvimento da escola // Cyberbullying: preocupation of teachers and school’s involvement. CONJECTURA: Filosofia E educação, 21(1), 78–91. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3511

Edição

Seção

Artigos