Virtualização e sociedade digital: reflexões acerca das modificações cognitivas e identitárias nos sujeitos imersivos // Virtualization and digital society: reflections on the cognitive and identity changes in immersive subjects

Autores

  • Martha Kaschny Borges UDESC
  • Sandro de Oliveira UDESC

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre as modificações cognitivas e identitárias nos/dos sujeitos da sociedade digital – denominados aqui de sujeitos imersivos, no sentido proposto por Lucia Santaella. Para tanto, considera-se a hipótese de que a compreensão de conceitos como ciberespaço, cibercultura e virtualização exige, antecipadamente, o resgate do sentido de termos como virtual, real, realidade e atualidade. O marco teórico destaca principalmente os argumentos apresentados por Pierre Lévy e Giles Deleuze. Parte-se do questionamento da fronteira entre mente e corpo, entre real e virtual. Posteriormente, são identificadas algumas mudanças provocadas pela virtualização e seus efeitos nos espaços escolares. Os procedimentos metodológicos são demarcados pela abordagem qualitativa com amparo na pesquisa bibliográfica. Os resultados indicam a emergência de um novo sujeito de aprendizagem com processos cognitivos distintos e novas demandas sociais. Estas condições impõem um redimensionamento dos saberes e atitudes dos professores e dos especialistas em educação. Os apontamentos finais sugerem a necessidade de intensificação dos estudos acerca da virtualização da sociedade contemporânea a fim de compreender as características identitárias dos sujeitos imersivos.

Palavras-chave: Virtual e real. Virtualização. Ciberespaço e cibercultura. Modificações cognitivas e identitárias.

Biografia do Autor

Martha Kaschny Borges, UDESC

Doutora em Educação pela Université Pierre Mendes France II. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC.

Sandro de Oliveira, UDESC

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC.

Downloads

Publicado

2016-04-04

Como Citar

Borges, M. K., & Oliveira, S. de. (2016). Virtualização e sociedade digital: reflexões acerca das modificações cognitivas e identitárias nos sujeitos imersivos // Virtualization and digital society: reflections on the cognitive and identity changes in immersive subjects. CONJECTURA: Filosofia E educação, 21(2), 420–440. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3382

Edição

Seção

Artigos