A tensão modernidade/pós-modernidade como força propulsora das simbioses contemporâneas e o cotidiano escolar

Autores

  • Maria Lucia de Amorim Soares
  • Leandro Petarnella

Resumo

Este trabalho tem como objetivo trazer para o pensar as implicações das novas tecnologias na mutação social e no cotidiano escolar. Para tanto, busca na mitologia, especificamente nos mitos de Prometeu e Apolo - como representação da modernidade em Fausto e Dionísio -
como representação da pós-modernidade e no mito de Pandora representando o cotidiano da escola, desvelar a tensão existente no cotidiano escolar, diante da mutação contemporânea oriunda das novas tecnologias. Conclui que a condição atual renova desafios para o pensamento e a sociedade e que é, no cotidiano escolar, que, ao se criar o discurso tecnológico, se renovam os temores e os discursos da
sociedade, empenhada em recuperar a estabilidade e a confiabilidade de um cenário anterior. Sinaliza ainda que fruto da tensão modernidade/pós-modernidade está em curso a emergência de um novo sujeito, de um novo lugar, de novas demandas.

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Como Citar

de Amorim Soares, M. L., & Petarnella, L. (2010). A tensão modernidade/pós-modernidade como força propulsora das simbioses contemporâneas e o cotidiano escolar. CONJECTURA: Filosofia E educação, 15(2). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/331

Edição

Seção

Artigos