Nietzsche-Schopenhauer e a pedagogia da vontade // Nietzsche-Schopenhauer and the pedagogy of will

Autores

  • Deniz Alcione Nicolay Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

O presente artigo trata do conceito schopenhauriano de Vontade. Nesse sentido, utiliza a obra O mundo como vontade e representação como uma espécie de mapa filosófico para abordar tal conceito. Interessa as transformações desse conceito na obra do jovem Nietzsche até se completar naquilo que ele chama de Vontade de Potência (Wille zur Macht). A partir disso, esse artigo lança o desafio de pensar uma Pedagogia da Vontade, inspirada no pensamento trágico de Nietzsche-Schopenhauer. Desse modo, observa as ressonâncias das ideias, mas também a diferença de posturas entre os filósofos. Assim, situa o papel do educador nessa pedagogia, analisa a função do Estado e da cultura, procurando destacar a necessidade de se repensar o paradigma ético-estético na educação. 

Biografia do Autor

Deniz Alcione Nicolay, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutor em Educação pela UFRGS. Integra as linhas de pesquisa: Filosofia da Diferença e Educação (UFRGS) e Filosofia e Método (UFFS). Professor adjunto da área de Fundamentos da Educação na UFFS.

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Publicado

2014-04-21

Como Citar

Nicolay, D. A. (2014). Nietzsche-Schopenhauer e a pedagogia da vontade // Nietzsche-Schopenhauer and the pedagogy of will. CONJECTURA: Filosofia E educação, 19(2), 162–177. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2434

Edição

Seção

Artigos